Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Uma Curadoria para Hilda Hilst

    Nasce a Curadoria Hilst!

    | ACidade ON

    Hilda Hilst em seu escritório na Casa do Sol
    A história que começamos a escrever agora começou lá atrás, logo depois da FLIP 2018 que teve Hilda como homenageada. Esse protagonismo em Paraty era uma meta central no seu reposicionamento editorial e coroou um esforço importante do Instituto Hilda Hilst (IHH) em sua busca pela democratização radical do acesso à obra de Hilda. 
    Porém nem tudo é festa quando se atinge uma meta importante, especialmente porque já tínhamos o diagnóstico que nosso modelo de funcionamento havia chegado ao limite e se fazia urgente inovar práticas e modelos de gestão, de modo a que pudessemos almejar o próximo passo em nossos objetivos institucionais, ou seja, garantir a sustentabilidade da Casa do Sol, nossa sede tombada pelo patrimônio histórico e cuja preservação de longo prazo demandava esforços robustos.
      
    O que se seguiu a festa foi então um amplo trabalho de bastidor que buscou arejar as formas de produzir Cultura dentro e fora da Casa do Sol. Esse esforço tinha como mote estruturar as ações do IHH ao redor da construção de vínculos institucionais e parcerias que, conjuntamente, fortaleceriam objetivos comuns. Nesse processo o IHH se aproximou da RMusa e começou a traçar uma série de ações que, neste 2020 ganhariam o público através de um calendário de comemoração dos 90 anos de Hilda.  

    O primeiro evento seria uma grande festa em abril que tomaria os jardins da Casa do Sol com teatro, cinema e música. Toda uma série de atividades concatenadas seguiriam até dezembro, quando lançaríamos o projeto de restauro da Casa do Sol. Todas essas ações, porém, envolviam aglomeração de pessoas e o que até então era apenas motivo de festa e homenagem a vida e a obra da nossa grande Poeta, passou, de um dia para o outro, a ser risco para a saúde pública com a ameaça do Coronavírus.  
      
      

     
    Nasce a Curadoria Hilst 
    No bojo destas parcerias que povoariam 2020 uma, ainda embrionária, uniria IHH e o Portal ACidadeON do Grupo EPTV no interesse de construir uma plataforma online de conteúdo cultural e hilstiano. As conversas eram empolgantes e pretendiam começar a disponibilizar conteúdo entre julho e agosto, num ritmo crescente de produção.  

    A mudança do cenário hiperbolizou o fato de ser um projeto que se pretendia online - e, portanto, capaz de ganhar corpo em tempos de isolamento social - e tornou óbvia a urgência de garantir o espaço do Instituto Hilda Hilst no esforço de contribuir com a reflexão produzida sobre este duro tempo presente que vivemos.  

    Então, logo no início da quarentena e cercado do melhor entusiasmo de nossos amigos e parceiros, começamos a publicar rico conteúdo virtual sob a responsabilidade de uma "Curadoria Hilst"!  

    Mais do que pensar na internet como um local de simples divulgação das atividades do IHH, a Curadoria Hilst se pretende como um novo território de ação cultural, uma fronteira ainda pouco conhecida, riquíssima em potencialidades não só neste momento de quarentena, mas também depois, quando um novo ambiente de sociabilidade se construirá, híbrido entre ações físicas e virtuais, não hierarquizadas entre si.  

    Muito ainda está sendo gestado para este novo mundo que estamos aprendendo no dia a dia como trafegar, mas este ACidadeON.com/CuradoriaHilst é um marco de inicio de uma trajetória empolgante entre o passado e um futuro desafiador. 

    Mais do ACidade ON