+

Publicidade

Curadoria Hilst

Aquarelas, Laços e Pontes do Grupo Primavera em Campinas

É no Jardim São Marco em Campinas que há quase 40 anos essa instituição atua levando, entre outras coisas, um aprendizado lúdico e participativo para crianças.

| ACidade ON -

 

O educação em liberdade vai explorar o mundo da educação social e a intersecção da cultura nas atividades extracurriculares e também como parte do currículo.  

Ruth Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera, e Sandra Zuliani, coordenadora artística da instituição vão nos contar um pouco da história e das atividades que realizam no Jardim São Marcos, em Campinas. Mas, principalmente, vão nos contar da importância e do valor de explorar diversas formas de linguagem e expressão corporal, artística, escrita, jogos pedagógicos para a construção de valores e o aprimoramento de outras competências próprias dos currículos escolares.    

Vamos descobrir tudo isso e conversar com elas para saber da realidade desses programas, do impacto que isso tem sobre a vida das crianças e adolescentes envolvidos, e sobre os desafios de continuar esse maravilhoso trabalho em meio ao isolamento social imposto pela pandemia mundial do Covid19.

São diversos programas diferentes para cada faixa etária e em todos eles há interações importantes e enriquecedoras com as artes e as linguagens artísticas, desde a dança, passando pelo coral e muito conteúdo literário. Em parceria com o Instituto Hilda Hilst está neste momento desenvolvendo trabalhos em torno da Poeta. 

Há ainda um Coral formado por 35 crianças de 11 a 14 anos de idade. As aulas de coral, ministradas semanalmente pela educadora Luciana Vieira na sede da entidade, integram as atividades para fortalecimento de vínculos. Qualquer empresa de Campinas e região pode solicitar ao Grupo Primavera a apresentação de coral normalmente com uma média de 18 componentes, conforme o espaço e o transporte disponíveis - em festas e confraternizações. 

Outra ação interessante é a formação de educadores para utilizarem bonecos em sala de aula para transmitir aos alunos os conteúdos pedagógicos previstos para cada série, de forma lúdica e dinâmica. Somente em Campinas, no ano passado, o Grupo Primavera capacitou 90 educadores de 30 escolas.

O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas (SP), para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. O Primavera acredita que a educação ética é capaz de transformar a realidade das pessoas, por isso, busca oferecer conteúdos pedagógicos inovadores.


Mais notícias


Publicidade