Publicidade

Game ON

No dia dele, conheça a trajetória do Homem Morcego nos games

Personagem é um dos super-heróis mais populares do mundo e tem jogos inspirados em suas aventuras desde 1986

| Game ON TV -

Batman Day

Quando o escritor Bill Finger e o artista Bob Kane criaram o Batman, em 1939, é bem capaz que eles não tivessem ideia do que ícone que estava surgindo. Não é por menos que o Cavaleiro das Trevas tem um dia só seu: o Batman Day, criado em 2014, para homenagear o personagem.

Ao longo de mais de 80 anos, o Cavaleiro das Trevas foi se reinventando nas mãos de diversos artistas, como  Frank Miller e Neal Adams; foi protagonista em vários filmes, com interpretações de grandes nomes do cinema; e, claro, inspirou dezenas de jogos.  

Confira a trajetória do Homem Morcego no mundo dos games:  

1986 - Batman 

Batman
Desenvolvido pela Ocean Software, foi o primeiro jogo do Cavaleiro das Trevas. 

Lançado para ZX Spectrum, Amstrad CPC, MSX e Amstrad PCW., possuía um visual 3D isométrico. Ficou restrito à Europa, nunca chegando nos Estados Unidos ou Brasil.  

No jogo, o Batman precisa resgatar o Robin, sequestrado pelo Coringa 

1988 - Batman: The Cape Crusader

Batman: The Cape Crusader
O Homem Morcego voltou aos games dois anos depois de sua estreia, agora com um visual 2D. Dessa vez, além do Coringa, o Batman precisa enfrentar o Pinguim e salvar (de novo) o Robin.

Ele foi desenvolvido pela Special FX Software e lançado para o Amiga.  

1989 - Batman  

Batman 

Lançado junto com o filme, estrelado por Michael Keaton, o jogo foi um divisor de águas para a participação de Batman no mundo dos jogos.

Chegando oficialmente aos consoles Game Boy e SNES, o jogo agradou fãs e crítica. Inspirado no filme de Tim Burton, o Homem Morcego enfrenta tradicionais vilões, como Mariposa, KGBesta, Pistoleiro e, claro, o Coringa.

1991 - Batman: Return of the Joker  

Batman: Return of the Joker

O Cavaleiro das Trevas, novamente, enfrenta o Coringa no jogo desenvolvido pela SunSoft.

O jogo foi lançado para SNES, Game Boy e Sega Genesis, onde recebeu o nome Batman: Revenge of the Joker. 

1992 - Batman Returns

Batman Returns

Novamente lançado com o filme, Batman Returns fez história novamente. Ele foi lançado para vários consoles, como o Amiga, Atari Lynx, Game Gear, Master System, Genesis, Sega CD, MS-DOS, NES e Super NES.

Como foi inspirado no filme, o vilão principal é o Pinguim.   

1993 / 1994 - Batman: The Animated Series / The Adventures of Batman and Robin 

Batman: The Animated Series
Os dois são o mesmo jogo, ambos inspirados na série animada, da década de 90.  

A primeira versão foi produzida para Game Boy, em 1993, desenvolvido pela Konami. No ano seguinte, a desenvolvedora deu continuidade ao projeto, lançando o jogo novamente para Genesis, Sega Game Gear, Sega CD e Super NES, mas com o nome The Adventures of Batman and Robin.

Nas duas versões, o foco principal é explorar o universo do desenho. Inclusive, o visual dos personagens está bem fiel à animação. 

1995 - Batman Forever 

Batman Forever
Mais uma vez o game seguiu o cinema, tendo Val Kilmer interpretando o morcegão. 

Não foi só o visual do personagem que mudou, mas todo o estilo do jogo. Lançado para Game Boy, Game Gear, Genesis, Super NES e Microsoft Windows, o game contou com a equipe de desenvolvedores de Mortal Kombat. Com isso, toda a mecânica de combates ficou bem diferente, mantendo o estilo 2D.

Uma versão para PlayStation também foi lançada, mas com o nome de Batman & Robin. A história, como já era de se esperar, segue o enredo do filme. Ah, mas dessa vez o Robin não precisa ser salvo. 

1995 - Justice League Task Force 

Justice League Task Force
É a primeira vez que Batman aparece em um jogo coletivo, junto com outros heróis do universo DC, como Aquaman, Flash, Mulher Maravilha e Super Homem.


Lembrando o estilo Street Fight, os personagens se enfrentavam em lutas épicas. Desenvolvido pela Blizzard e SunSoft foi lançado apenas para Super Nintendo e Mega Drive

2000 - Batman Beyond: Return of the Joker  

Batman Beyond: Return of the Joker

Também inspirado na animação Batman do Futuro, o jogo traz o retorno do palhaço do crime, que escapa da prisão.

Desenvolvido pela Kemco, foi lançado para Game Boy Color, PlayStation e Nintendo 64. 

2001 - Batman: Chaos in Gotham / Batman: Gotham City Racer / Batman: Vengeance 

Batman: Vengeance
Inspirados na série, os jogos foram desenvolvidos pela Ubisoft com histórias próprias, tendo como pano de fundo a série animada.


Apesar de terem a mesma desenvolvedora, nem todos foram lançados para vários consoles. Chaos ficou apenas Game Boy Color, enquanto que Racer ficou restrito ao PlayStation. Mas isso mudou com o Batman: Vengeance, que foi lançado para Game Boy Advance, Nintendo GameCube, PlayStation 2, Windows e Xbox.

2003 - Batman: Dark Tomorrow  

Batman: Dark Tomorrow
Apesar de ter sido considerado um dos piores jogos da franquia, Batman: Dark Tomorrow foi extremamente icônico.


Ao contrário de seus antecessores, ele não foi inspirado em filmes ou animações, sendo uma história própria. Ele foi lançado para Nintendo GameCube e Xbox.  

2003 - Batman: Toxic Chill / Batman: Justice Unbalanced  

Batman: Justice Unbalanced
Pouco conhecidos, os dois jogos foram desenvolvidos pela The Learning Company para macOS e Microsoft Windows.


Os jogos eram educativos, para crianças entre 7 e 10 anos, no formato point and click. Nos games, os jogadores precisavam resolver quebra-cabeças e charadas. 

2003 Batman: Rise of Sin Tzu  

Batman: Rise of Sin Tzu
Novamente ambientado na série animada, o game ganhou grande projeção, pois trouxe o personagem Sin Tzu, desenhado pelo lendário Jim Lee.

Foi lançado para Game Boy Advance, Nintendo GameCube, PlayStation 2 e Xbox.

2005 - Batman Begins 

Batman Begins
Inspirado no filme de Christopher Nolan, levou os jogos do Batman a outro patamar, com inovações no visual e na jogabilidade, já introduzindo os elementos de furtividade

Lançado para Game Boy Advance, GameCube, PlayStation 2 e Xbox, ele trouxe novamente as equipes de Mortak Kombat 4 para apoiar no desenvolvimento.  

2008 - Lego Batman: The Videogame

Lego Batman: The Videogame

O jogo deu início à presença de super-heróis no universo Lego. O personagem em formato quadrado foi tão bem aceito, que ganhou até participação nos filmes.

O jogo teve duas continuações, em 2012, com Lego Batman 2: DC Super Heroes, e em 2014, Lego Batman 3: Beyond Gotham. A franquia foi lançada em diversos consoles, como Xbox 360, Xbox One, Wii U, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Microsoft Windows e Nintendo 3DS. 

2008 - Mortal Kombat vs DC Universe  

Mortal Kombat vs DC Universe
A Liga da Justiça volta ao mundo dos jogos, dessa vez enfrentando os personagens de Mortal Kombat, em uma história bem amarrada onde os dois mundos começam a se fundir. 

Desenvolvido pela Midway, foi lançado para PlayStation 3 e Xbox 360.  

2009 - Batman: Arkham Asylum

Batman: Arkham Asylum
Provavelmente, o momento mais importante de toda trajetória do Homem Morcego no mundo dos jogos. Desenvolvido pela Rocksteady, o jogo deu início ao "Arkham-verse", o universo de jogos inspirados no cenário de Arkham Asylum.


O jogo foge totalmente de filmes e desenhos, adotando um visual mais realista (chega de roupa roxa!), sombrio, com foco no combate, furtividade e agilidade. Pela primeira vez, também vemos o lado detetive do Batman. Novamente, o Coringa surge e promove uma grande rebelião no Asilo Arkham, sendo que só o Cavaleiro das Trevas pode impedir.  

A partir de Batman: Arkham Asylum surgiram outros oito títulos, com destaque para Batman: Arkham City, de 2011; Batman: Arkham Origins, de 2013; Batman: Arkham Knight, de 2015. Os jogos fizeram grande sucesso, sendo lançados para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Alguns títulos, como Batman: Arkham City Lockdown e Batman: Arkham Underworld, até foram desenvolvidos, mas os projetos não foram para frente.

Rumores na internet apontam para um novo lançamento em 2022, com foco na Noite das Corujas, clássico dos quadrinhos. 

2013 - Injustice: Gods Among Us  

Injustice: Gods Among Us

Inspirado nos quadrinhos, onde uma terra paralela volta a se fundir com a nossa, o jogo voltou a focar no gênero de luta, sendo muito elogiado pela crítica.

O jogo recebeu diversos DLCs, que aumentou a quantidade dos personagens, mantendo a atratividade dele com o passar do tempo. O game fez tanto sucesso que teve uma sequência, Injustice 2, lançado em 2017. Chegou às principais plataformas, como Xbox, PlayStation e PC.

2016 - Batman: The Telltale Series

Batman: The Telltale Series

Mudando completamente o estilo, o jogo desenvolvido pela Telltale trouxe de volta o sistema point-and-click, em um estilo de narrativa em capítulos. O jogo agradou fãs e críticas, recebendo uma sequência em 2018, com o nome de Batman: The Enemy Within.

Não é à toa que o Batman tem um dia só para ele....

Mais notícias


Publicidade