Aguarde...
ON Adventure - ACidade ON

Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras

ON Adventure

Acidente em tirolesa de Serra Negra reabre discussões sobre precauções em turismo de aventura.

Jovem de 35 anos faleceu após se acidentar em uma tirolesa localizada em hotel fazenda, na cidade de Serra Negra, levantando discussões sobre riscos e cuidados com o turismo de aventura.

| ON Adventure

Um jovem de 35 anos, residente de Limeira - SP, faleceu após um acidente em uma tirolesa em hotel fazenda localizado em Serra Negra - SP, no último dia 13, reabrindo as discussões sobre os riscos e quais tipos de falhas estão acontecendo no turismo de aventura.

Antigamente, o turismo de aventura no Brasil era pouco difundido e pouco consumido, portanto o índice de acidentes também era menor, mesmo com operações mais precárias e sem nenhum padrão ou normas a serem seguidas.
 
Parapente/Paraglider

Em 2006, uma parceria entre a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Ministério do Turismo e o Sebrae, resultou no programa Aventura Segura, que visava a padronização e implementação de 34 normas de segurança ABNT e chancelava atrativos e operadores de aventura, com a certificação em sistema de gestão de segurança de turismo de aventura, disponibilizando diversos cursos EAD para os interessados em estar de acordo com os novos padrões de operação.

Algumas das atividades contempladas foram o trekking, rafting, arvorismo, cacheoeirismo, cicloturismo, cavalgada, mergulho, voo livre, sendo um marco na operação comercial dessas atividades.
 

Cachoeirismo/Cascading

Mas acidentes como o ocorrido com o jovem em uma tirolesa, trouxeram alguns questionamentos. Seria uma falha já prevista no sistema de gestão de segurança, portanto evitável? Seria uma nova falha não prevista pelas normativas do programa Aventura Segura, que deveriam ser atualizadas?  

Trekking
Por enquanto não sabemos e temos que aguardar a conclusão pericial.
Somente com base nessas conclusões, e por conseguinte, atualizações, certamente o turismo de aventura tenderá a ficar cada vez mais seguro, tal como acontece em todas as atividades de risco calculado.

Mais do ACidade ON