
Encontramos os lipídios em alimentos de origem animal como carnes, peixes, ovos, leite e derivados integrais, banha de porco, em alimentos de origem vegetal como azeite e óleos (canola, girassol, milho e soja), em frutas como abacate, açaí e coco e em frutas oleaginosas como amêndoa, avelã, castanhas, pistache e nozes.
Os tipos de lipídios são: saturado, insaturado, que se divide em monoinsaturado, poliinsaturado e trans. A gordura saturada é encontrada em alimentos de origem animal. Ela fica sólida em temperatura ambiente e, apesar de ter sua função no nosso organismo, deve ser consumida sem exagero. A gordura insaturada é líquida em temperatura ambiente e a encontramos em alimentos de origem animal ou vegetal, tendo muitos benefícios quando consumidas de maneira equilibrada. Por último, a gordura trans que é extremamente prejudicial à saúde, quanto menos consumirmos, melhor. Ela é encontrada em alimentos industrializados, mas também em alguns alimentos de origem animal.
Os lipídios são responsáveis por fornecer energia, sendo em forma de gordura que nosso organismo armazena o excesso de energia que consumimos através da alimentação para utilizar em momentos de necessidade.
Outras funções dos lipídios são: o isolamento térmico, a camada de gordura auxilia na manutenção da temperatura do nosso corpo; proteção dos órgãos internos através da gordura visceral; transporte e absorção de alguns tipos de vitaminas; formação de hormônios e outras substâncias, além de fornecer sabor e textura aos alimentos.
Se consumirmos os lipídios de maneira adequada, dentro das recomendações individualizadas, podemos ter uma alimentação saudável e utilizar os benefícios deste nutriente. Procure sempre um nutricionista para te auxiliar a buscar equilíbrio na sua alimentação.