Aguarde...
ON Run

onrun

Revelamos o segredo de como melhorar a respiração na corrida de rua

A respiração é fundamental para um bom desempenho nas provas e treinos. Confira como melhorar a sua respiração na corrida de rua

| ON Run

Respiração na corrida de rua. Crédito: Divulgação Canva
Ao ver um corredor pelas ruas de nossa cidade, temos a impressão que eles têm uma capacidade genética muito boa, em especial porque eles correm e parecem que estão andando. Essa frase é muito comum quando conversamos com iniciantes ou mesmo pessoas que tentam ou tentaram correr e não conseguiram, em função da respiração.  


Na verdade, o corredor que corre longas distâncias possui uma adaptação em todos os seus sistemas, não apenas no trato respiratório. Na maioria dos casos, os iniciantes começam a praticar a corrida correndo e isso é óbvio, se quero correr tenho que iniciar com uma corrida!

A forma correta de respirar é sempre enchendo o peito de ar pelo nariz e soltando pela boca, pelo menos é assim que aprendemos na escola. Isso porque quando enchemos o peito de ar pelo nariz, o ar chega filtrado e aquecido aos pulmões, facilitando assim a troca gasosa, ou seja, entra o ar rico em oxigênio O2 e sai o ar pobre em oxigênio CO2.

Mas durante a corrida, a necessidade é muito grande e não dá para mantermos o fluxo de ar respirando apenas pela ordem ideal que aprendemos nas aulas de ciências.

A respiração na corrida deve ser feita por onde entrar mais ar, normalmente o corredor usa o nariz, a boca e até nossa pele faz essa função quando joga o calor para fora através dos capilares (artérias minúsculas presentes em todo corpo).

A diferença na respiração de quem está iniciando para quem já corre é a adaptação, com o passar dos treinos seu corpo, através do sistema respiratório, vai se adaptando e você vai melhorando cada vez mais.

Evite se preocupar com a respiração, seu rosto deve estar leve e tranquilo. Você não deve se preocupar nem tentar achar um jeito certo para respirar, a respiração vai se adaptar de forma natural. O mais importante é respeitar o seu corpo e começar no seu ritmo, evite acompanhar um amigo que corre a muito tempo, ou sair correndo rápido, o ideal é caminhar ou intercalar caminhada com trote (corridas leves), do contrário você terá muitas dificuldades para respirar, em função da intensidade do treino e não por problemas, erros ao respirar ou patologias que podem estar te prejudicando.

Em raros casos encontramos alunos que têm desvio de septo ou alguma obstrução nasal que acaba dificultando o processo respiratório, mas nesses casos, em sua grande maioria, já são descobertos naturalmente por dificuldades para dormir no dia a dia.


Mais do ACidade ON