Aguarde...
ON Run

onrun

Pesquisas mostram que o número de corredores de rua aumentaram em 2020

As pesquisas realizadas com usuários do aplicativo Runkeeper e Strava apontaram o aumento de praticantes de corrida de rua e atividades ao ar livre

| Especial para ON Run

Pesquisas mostram que o número de corredores de rua aumentaram em 2020. (Foto: Divulgação)
O ano de 2020 foi marcado por muitos desafios e mudanças nos hábitos de todo mundo. Com a chegada da pandemia, responsável por fechar temporariamente academias e centros de treinamento, a tendência foi buscar formas de se movimentar de forma segura, sem colocar o isolamento social em risco. Uma das alternativas escolhidas por muitos foi a corrida de rua, como mostrou uma pesquisa realizada pela Asics, divulgada dia 3 de junho em comemoração ao mês do Global Running Day. 

A pesquisa foi realizada com 14 mil corredores de 12 países, usuários do aplicativo Runkeeper, entre os dias 3 e 15 de maio de 2020. O objetivo era entender e acompanhar as mudanças de comportamento entre os corredores durante a pandemia, entre participantes de 16 a 64 anos que treinavam pelo menos uma vez por semana. Os países participantes foram Brasil, Austrália, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia e Espanha; onde foram entrevistados mil corredores em cada um deles. Já nos Estados Unidos e Reino Unido, foram entrevistados 2 mil em cada.  


Os resultados mostraram que no mês de abril houve um aumento de 252% nos registros do aplicativo em todo o mundo, e de 44% a mais de usuários ativos mensais em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, também houve um aumento global de 62% de pessoas saindo para uma corrida semanal.

Entre os entrevistados brasileiros, 88% disseram que a corrida desempenha um papel fundamental para espairecer a mente, 67% afirmam que os benefícios mentais da corrida superam os de outras atividades físicas e 91% acredita que a modalidade irá ganhar mais destaque em suas vidas após a pandemia.

Outro estudo mais recente, divulgado pelo aplicativo Strava no relatório "Year in Sport", dia 16 de dezembro, retratou o ano de 2020 mostrando que a comunidade esportiva conseguiu se adaptar e se manter ativa. Nesses 12 meses avaliados, foram publicados no aplicativo 21,5 milhões de atividades por semana, além de 17 bilhões de quilômetros percorridos, números que ficaram acima das previsões iniciais.

"Não temos dúvidas que este foi um ano atípico para todos. Mas o que conseguimos enxergar é que os atletas Strava conseguiram se adequar a essa realidade, praticaram novas atividades e se mantiveram ativos durante todo o período. Mesmo com restrições de eventos, esportes ao ar livre e em grupo, a plataforma viu sua comunidade crescer e o número de registro de atividades físicas superar as previsões iniciais. Além dos números, o Strava também tem o lado humano, e conseguimos ver que em 2020 as pessoas quiserem estar mais perto de quem gostam, mesmo que virtualmente", explicou Rosana Fortes, country manager do Strava no Brasil.

Com um novo ano se aproximando, o esperado é que os hábitos esportivos criados em 2020 continuem sendo desenvolvidos e cada vez mais praticados em 2021, principalmente levando em consideração os benefícios que os exercícios físicos trazem para a saúde, um dos pilares que mais aprendemos a valorizar esse ano.  






Mais do ACidade ON