
Foi por conta de todas essas facilidades que Denis Paulo Rocha Ferraz, advogado e professor de Direito da PUC - Campinas, deu preferência para essa modalidade que ano após ano mantém o número de adeptos sempre em crescimento. "O que me fez sair do sedentarismo foi uma pneumonia que tive em 2008, aos 34 anos, e precisei ficar internado. Esse foi o alerta do meu corpo dizendo que algo precisava mudar. Optei pela corrida por conta da flexibilidade, minha rotina é bastante cheia e eu precisava de algo para inserir em minha agenda", relata o professor, que hoje com 46 anos vê muitas mudanças na saúde.
Após ter consciência de que precisava adquirir hábitos mais saudáveis, o advogado procurou uma assessoria de corrida e iniciou os treinos com orientação profissional, praticando a modalidade 2 ou 3 vezes na semana. Neste cenário veio também a vontade de participar das provas. "O interessante em participar das provas é porque você se desafia e, além disso, para competir é necessário focar mais no treino, então é uma forma de melhorar os próprios resultados", afirma Denis, que realizou sua primeira prova em 2010, a 27º Corrida Integração Campinas, percorrendo a distância de 5km.
Em 2012, seu irmão Douglas Ferraz, o desafiou a correr uma maratona e em troca o advogado ganharia a Maratona de Nova York. Empolgado pelo desafio, iniciou a preparação incluindo os treinos em sua rotina. 2017 foi o ano em que o planejamento se concretizou, Denis e sua esposa Carolina viajaram para a Maratona de Paris. Ela acompanhou o percurso de bicicleta, sempre o incentivando a continuar. "Sempre que vamos tirar férias procuramos um lugar onde vai acontecer alguma corrida, assim dá pra unir o útil ao agradável", conta o atleta amador.
