Publicidade

onrun

Qual o melhor fone de ouvido para correr?

Muitos atletas gostam de correr ou treinar escutando música, por isso, separamos algumas dicas. Confira qual o melhor fone de ouvido para correr.

| ON Run -

Atletas que gostam de correr com fone devem treinar em locais seguros, sem muito movimento. (Crédito: Freepik)
 

Realizar a atividade física, em especial a corrida, com auxílio da música tem sido uma rotina cada vez mais comum. Essa prática veio das academias que tinham as aulas de rpm e spinning com auxílio da música, onde ela é a responsável por ditar o Pace das pedaladas. Essa nova estratégia motivacional e pedagógica começou a ser utilizada na corrida na esteira, ainda dentro da academia, chegando na corrida de rua. Os praticantes escutam música nos treinos nas ruas, parques, zona rural e até nos dias de provas. 

Porém, em algumas provas nos Estados Unidos e na Europa já há orientações para os participantes não utilizarem fones de ouvido. 

Mas como tudo na vida precisa de moderação, é necessário analisar os prós e contras para entender como usufruir dos benefícios dessa estratégia em treinos ou em provas, uma vez que o recomendado é que no grande dia você realize apenas o que fez nos treinos. 

Pensando na segurança, é necessário ressaltar que um dos melhores e mais importantes dos sentidos é a audição, pois ela nos deixa em alerta e nos protege com muita eficiência de possíveis riscos do cotidiano, principalmente durante os treinos na rua. 

O professor de Educação Física e especialista em corrida, Ronaldo Dias, explica: "Oriento sempre os alunos a correrem na rua sem o uso dos fones de ouvido, por ter acompanhado alguns acidentes, em especial entre ciclistas e corredores, que normalmente utilizam e ficam muito próximos de vias movimentadas para realizarem suas atividades físicas". 

Quando corremos, nossa visão nos protege de tudo que está em nossa frente, ou seja, de tudo que conseguimos visualizar, e a audição nos protege de tudo que não conseguimos ver, mas podemos escutar, por exemplo: um grito de um ciclista, a buzina de um carro, a sirene de uma ambulância ou mesmo que o sinal de pedestre esteja verde para você ou a aproximação de uma pessoa mal intencionada. 

A audição nos ajuda a ver, no caso a ouvir, o que os olhos não veem e a maioria dos acidentes com corredores estão relacionados a isso. 

Por isso, a recomendação para aqueles atletas que não conseguem correr sem a música ou já criaram o hábito, é que treinem em parques, onde o risco é menor. 

Se for para rua, utilize espaços em dias e horários onde o trânsito fica interditado e use o fone em apenas uma das orelhas, isso diminui muito a possibilidade de um possível acidente durante seus treinos. 

Qual tipo de fone utilizar para correr? 

Dependendo do tipo de fone de ouvido que você utilizar para correr, o suor pode acabar o danificando. Quando o fone possui resistência à água, o produto vem com uma identificação nas especificações técnicas parecida com essa: IPXX.
O primeiro "X" se refere à tolerância para entrada de partículas sólidas (como poeira). O segundo "X" está relacionado à capacidade do produto ser impermeável. Esses "X" são trocados por algum dos números abaixo, em função da proteção do produto contra poeira e água. 

Grau de proteção contra sólidos 

0 - Sem proteção
1 - Proteção contra sólidos cujo diâmetro seja maior do que 50 mm
2 - Proteção contra sólidos cujo diâmetro seja maior do que 12,5 mm
3 - Proteção contra sólidos cujo diâmetro seja maior do que 2,5 mm
4 - Proteção contra sólidos cujo diâmetro seja maior do que 1 mm
5- Proteção contra o acúmulo de poeira e contato com partes internas do equipamento
6 - Proteção total contra a entrada de poeira 


Grau de proteção contra água 

0 - Sem proteção
1 - Proteção contra queda vertical de gotas de água
2 - Proteção contra queda de gotas de água a uma angulação de 15 graus
3 - Proteção contra queda de gotas de água a uma angulação de 60 graus
4 - Proteção contra água borrifada em qualquer uma das direções
5 - Proteção contra jatos de água mais leves
6 - Proteção contra maresia intensa, contra grande acúmulo de líquidos ou contra jatos de água com pressão
7 - Proteção contra imersão temporária de até 1 metro e por um período de até 30 minutos
8 - Proteção contra submersão completa, contra imersão prolongada em situações sob pressão. 

Marcas famosas como a JBL possuem fones próprios para corrida e realização de atividades físicas, se fixando melhor às orelhas, pois ninguém merece treinar com o fone caindo, não é mesmo? A maior parte dos fones de marcas grandes e famosas que são originais, são criados para expelir o suor e a água. 

Para conservar bem seu fone, guarde-o em locais secos e arejados, mantendo-os sempre limpos. 

Outra dica interessante é dar preferência aos fones sem fio, pois na hora de realizar o exercícios eles não atrapalham. Existem modelos que com um pequeno fio ou ganho que se enrolam no pescoço ou orelha, apenas para garantir que eles não vão cair. Estes também são indicados. 

E deixamos aqui aquele mesmo alerta! Cuidado com fones que possuem bloqueio de ruído, principalmente ao correr em lugares movimentados, pois nossa audição é importante para garantir a nossa segurança também. 

O melhor tipo de fone será aquele que você se adaptar melhor. Tem quem prefira correr com o fone sem fio, outros prefere os com ganchinho ou com fio que enrola no pescoço e assim por diante. O importante é correr com segurança e se sentir confortável. 

Um forte abraço, boa música e bons treinos a todos!
 

Quer aprender como melhorar sua corrida, conquistar resultados duradouros e diminuir as chances de lesões?!


Agora você pode treinar com a metodologia do Professor Ronaldo Dias com a parceria do ON RUN!

Matricule-se agora mesmo no curso Corrida não é só correr e aproveite as condições exclusivas de lançamento.

Acesse: acidadeon.com/onrun/curso

Mais notícias


Publicidade