Publicidade

onrun

Luana Cunha de Andrade corre para se divertir e, claro, para vencer

Atleta amadora é a atual campeã dos 5km da Corrida Integração e não esconde a empolgação para voltar a disputar a prova em 2022, quando promete lutar pelo bi

| ON Run -

Luana Cunha de Andrade venceu a Corrida Integração 2019

 

Luana Cunha de Andrade, atual campeã da Corrida Integração iniciou no esporte incentivada por seu marido, Marcelo de Andrade, que já praticava a modalidade.

Hoje, aos 38 anos, atleta conta que nunca havia corrido antes e, aos poucos, foi tomando gosto pelo esporte: "Eu fazia atividade física na adolescência, mas era algo do tipo jogos escolares, natação. Meu início na corrida foi tardio", conta Luana, que também é professora de biologia e ciências.

Tudo começou em dezembro de 2014, mais precisamente em uma viagem de férias no Rio de Janeiro. Até então, ela estava mais para sedentária e não gostava muito de praticar esporte. O incentivo do marido nos treinos e algumas corridas despretensiosas mudaram tudo. Logo, a atividade virou algo que não dá mais para ficar sem.

No ano seguinte, em 2015, após um período de treinos de forma pontual, a atleta participou da sua primeira corrida oficial de 5km, distância ideal para quem está iniciando na corrida. Estreia com o pé direito, com o primeiro pódio, após percorrer a distância em 23 minutos.

REFERÊNCIA EM CAMPINAS E REGIÃO
Luana pegou gosto pelo pódio não parou mais de visitá-lo. A atleta é uma das referências entre as corredoras amadoras de Campinas e região, sempre conseguindo ótimos resultados em todas as provas que participa, chegando a ganhar algumas corridas na capital paulista e outras cidades em outros pontos do estado.

PARTICIPAÇÃO NA CORRIDA INTEGRAÇÃO
Em sua primeira participação na Corrida Integração, em 2017, Luana foi pódio, chegando em 5º lugar nos 5km. No ano seguinte, após um período mais intenso de treinos e focada na prova, a atleta ficou em 2º lugar. Contudo, sempre teve em mente chegar ao lugar mais alto do pódio. 

Para isso, teve que abrir mão de muitas coisas e investir em outras áreas do conhecimento para chegar lá. Passou a ter uma orientação técnica e cumprir à risca o que era prescrito pela nutricionista. Também intensificou os trabalhos de força na academia e a se policiar mais com o descanso, afinal o sono é o alimento do atleta. 

´´A corrida integração sempre foi muito especial para mim, afinal é a principal prova do interior paulista e na minha cidade´´
Toda essa disciplina deu resultado. Em 2019, na última edição da corrida antes da pandemia, Luana se tornou campeã da Corrida Integração. "Estou muito focada e otimista para voltar a correr bem esse ano. Terá um sabor muito especial correr novamente a Integração."

PRINCIPAIS RESULTADOS
Na lista de conquistas de Luana entram grande provas na região e capital. Ela foi campeã da Corrida da Lua, Boldrini, Integração, Track&Field, MakeUp Run, Meia Maratona de Campinas (10km), Volta da Unicamp, fez parte da equipe campeã da maratona de revezamento de Campinas, entre outros resultados.

MENSAGEM DA ATLETA DA INTEGRAÇÃO
"Corram com alegria, amor e venham para as ruas e avenidas de Campinas se divertir, afinal, corrida não é só correr, é ser completo."

ENTREVISTA
Confira a seguir os principais pontos da entrevista de Luana Cunha de Andrade

OnRun Como foi seu início de carreira?
Luana Cunha de Andrade O início da minha carreira como atleta da corrida foi tardio, aos 30 anos, no período pós-gravidez de dois filhos. Tive o incentivo do meu companheiro que sempre correu.

OnRun Quais as maiores dificuldades que encontrou na vida e no esporte?
Luana As limitações de horário na rotina do dia a dia e os espaços para treinar corrida.

OnRun Quais são seus pontos fortes?
Luana Sou muito determinada e disciplinada;

OnRun O que ainda precisa melhorar como corredora?
Luana Minha técnica de corrida.

OnRun Quais você considera as suas maiores conquistas?
Luana Minha primeira meia maratona 21k; minha vitória na Corrida Integração após três anos tentando e minha rotina de treinos diária.

OnRun Quais são seus maiores sonhos?
Luana Correr uma maratona e continuar correndo por longos anos.

OnRun Na sua opinião, como seria a corrida de sua ideal?
Luana A corrida ideal, para mim, é quando encaixa o pace, o corpo responde bem ao estímulo e você completa o percurso da prova como treinou, planejou e em um bom tempo.

OnRun Quem são seus ídolos?
Luana Meus ídolos, minha inspiração diária são meus filhos. Em resumo, a minha família.

OnRun Descreva como é sua rotina de treino.
Luana Treino seis vezes na semana, intercalando quatro treinos de corrida (intervalado, fartleck, rodagem e rampa) e dois treinos de fortalecimento e musculação, com um dia de descanso. Os treinos duram entre 50 minutos e 1h20min. Nos meus intervalos de trabalho como atleta, cuido da rotina da casa e da família.

OnRun Como é sua alimentação no período de treinos e pré-prova?
Luana Mantenho uma alimentação balanceada e variada com foco na hidratação. Consumo água de coco, chás, isotônico, frutas, verduras, legumes e carne grelhada de frango ou peixe. Em alguns períodos específicos de competição, faço suplementação com Whey Protein, Maltodextrina e Creatina.

OnRun Já sofreu alguma lesão grave? Se sim, conte como superou esse obstáculo.
Luana Sim, sofri, mas não foi grave. Tive uma lesão no calcanhar. Com o tratamento adequado - gelo, fisioterapia, medicação e repouso - me recuperei muito bem.

OnRun Quais conselhos daria para quem sonha se tornar um atleta de elite?
Luana Muita persistência e determinação para atingir seus objetivos. Enfrentar as barreiras e dificuldades com coragem, pois elas vão existir.

OnRun Quais conselhos daria para quem deseja se tornar um corredor amador e para quem deseja iniciar na corrida de rua?
Luana Escute sua corrida, curta seu momento com você. Siga leve, sem cobranças e confie no processo.

OnRun Você tem alguma mania ou superstição?
Luana Não. No momento da pré-largada, visualizo todos os treinos que fiz até ali, faço uma oração de proteção e agradecimento e fico em silêncio. Quando cruzo a linha de chegada, agradeço e começo o ciclo todo de novo.

OnRun Conte algumas histórias inusitadas, interessantes ou engraçadas que viveu ou viu nesses anos de corrida.
Luana Já corri, muitas vezes, com o pessoal gritando e torcendo por mim. Eu sei disso, mas o engraçado é que não escuto e não vejo ninguém durante a prova.

OnRun Qual a importância da Corrida Integração na sua vida e o que espera da prova em 2022?
Luana Gosto muito da Corrida Integração, pois ela traz corredores amadores de toda a região. É a maior corrida de rua do interior paulista, então, tenho um bom parâmetro quando participo. Estou muito empolgada este ano para o evento e treinando bastante. Quero fazer uma boa prova, subir no pódio e melhorar meu tempo.

OnRun Qual sua mensagem para os corredores da integração?
Luana Desejo a todos os participantes uma ótima corrida. Corram por diversão, por saúde, por amor, pelos amigos!! Aproveitem o evento.
 

Luana Cunha de Andrade com o troféu da Corrida Integração 2019
 FICHA TÉCNICA

Luana Cunha de Andrade
Nascimento: 14/11/1984
Local: Campinas SP
Altura: 1,60 m
Peso: 52 kg
Especialidade: Longa distância: 5k/10k/21k


INSCREVA-SE NA CORRIDA INTEGRAÇÃO
A Corrida Integração está de volta em 2022 e com inscrições abertas. Em Ribeirão Preto, a 6ª edição da prova acontecerá em 26 de junho. Já em Campinas, no dia 25 de setembro, será disputada a 37ª edição da prova mais tradicional do interior paulista.

As inscrições para a prova de Ribeirão podem ser feitas até 10 de junho pelo site corridaintegracao.com.br. A edição 2022 terá duas opções de percurso: corrida e caminhada 5K e corrida 10K, ambos passando pelos bairros Jardim Olhos d'Água e Jardim Botânico.

Para a 37ª Corrida Integração Campinas, as inscrições podem ser feitas até o dia 04 de setembro, também pelo site oficial do evento (corridaintegracao.com.br). A edição terá duas opções de percurso, ambas passando pela Praça Arautos da Paz e Av. Dr. Heitor Penteado.

Mais notícias


Publicidade