Aguarde...

ACidadeON

Voltar

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

É insignificante o número de novas ligações de água

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
    Ligações na rede de água e esgoto são um indicador muito importante quando se pretende avaliar e mensurar a política de saneamento básico de qualquer órgão, seja ele público, seja ele privado. Baseado numa série histórica de doze anos consecutivos e ininterruptos, mas sempre no período de janeiro a setembro de cada um desses exercícios econômicos, formulamos o quadro abaixo com números fornecidos mensalmente pelo Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto, a autarquia que ainda tem nome de departamento. 

.
    Apesar do marketing anunciado de recuperação financeira do Daerp, e talvez até por causa disto mesmo, atingiu-se os números mais baixos numa série histórica que nós consideramos e que representa a realidade do período que nós elegemos. De janeiro a setembro de 2008, o início da pesquisa, no paralelo com o mesmo período de 2019, houve uma redução de 58,39% nas novas ligações de água. Essa porcentagem foi obtida fazendo-se uma simples regra de três, uma operação matemática. Essa porcentagem é resultado de 3.274 ligações de 2008 com 1.362 no mesmo período de 2019. E mais: verificamos, pelos números, que foi em 2017 o primeiro ano do mandato do atual prefeito municipal, Antônio Duarte Nogueira Júnior, que se chegou àquilo que pode ser considerado fundo-do-poço dos números. Ele foi de 1.327, em 2017.
    É claro que estamos fazendo análise de um assunto que exige maior profundidade. É que eles podem ser efeito de outras causas que nós ainda não identificamos concretamente. De qualquer forma, é preciso acelerar os investimentos em saneamento básico, e água e esgoto é um binômio fundamental, para que esses números possam acompanhar, concomitantemente, o aumento dos loteamentos aprovados conforme determina as exigências do plano diretor integrado da cidade.