Segundo um estudo dirigido pela Embrapa, o aumento da produtividade da soja, com o auxílio de abelhas, pode chegar a uma média de 17%.
Durante a Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio, que acontece em Ribeirão Preto (SP), o EP Agro pode conhecer melhor o projeto. A diretora da executiva da A. B. E. L. H. A (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas), Ana Assad, foi quem esclareceu essa relação; confira:
LEIA MAIS
Plantadeira que abre e fecha em 90 segundos é destaque na Agrishow
Como é um motor agrícola movido a etanol?
Como as abelhas ajudam na produtividade da soja?
De acordo com Assad, muitos pesquisadores pensavam que não havia impacto da presença de abelhas na produtividade da soja. No entanto, quando esses insetos visitam o grão, durante a floração, são capazes de coletar o néctar e realizar a polinização com esse conteúdo.
Com isso, há um aumento da produtividade. Ela ressalta que isso acontece sem que o produtor necessite expandir sua área agrícola. Para o Brasil, que é um dos grandes produtores de soja, esses resultados são extremamente relevantes.
Além da soja, o mel de soja também é produzido nesse processo. Assad fala que isso promove uma convivência harmônica entre agricultura e apicultura, já que ambos os produtores se beneficiam.
Confira a entrevista:
*Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM