20 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Gripe aviária: cinco estados declaram emergência zoossanitária

Governo orientou que estados decretassem emergência, após o surgimento de dois casos de gripe aviária no país

Seguindo orientações dadas pelo Ministério da Agricultura, cinco estados brasileiros decretaram emergência zoossanitária. Até este domingo (23), Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia já tinham adotado a medida, estabelecendo um prazo de 180 dias. 

O governo orientou os estados a declararem emergência zoossanitária em razão do surgimento de dois casos de gripe aviária em aves domésticas no Brasil. O primeiro caso foi no Espírito Santo, na cidade de Serra, e o segundo em Santa Catarina, em uma propriedade localizada em Maracajá. 

Na última quinta-feira (20), o ministro Carlos Fávaro se reuniu com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal, orientando para que os governos declarem o estado de emergência zoosanitária e reforcem as ações de contenção e impeçam o avanço da doença, principalmente para aves comerciais. 

Em maio, com os registros dos primeiros focos da doença em aves migratórias neste ano, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União. 

No entendimento do ministério, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária. Isso porque a ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o país. 

O caso de Santa Catarina levou o governo japonês a suspender a compra de aves vivas e de carne de aves produzidas no estado. Segundo maior exportador de frango do país, Santa Catarina foi responsável pela comercialização de 545,5 mil toneladas para fora do Brasil neste primeiro semestre. O Japão foi o destino de 219,8 mil toneladas, número 8,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado  

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Como retirar o silicone pelo SUS? 

Qual é a importância da educação socioemocional nas escolas?

MISSÃO EMPRESARIAL
O ministério aproveitará uma missão comercial e empresarial prevista para a próxima semana para tentar reverter a decisão japonesa. Uma comitiva do ministro Carlos Fávaro com exportadores de carnes participará de reuniões e de seminários na Coreia do Sul e no Japão. 

Segundo Fávaro, o governo brasileiro está disposto a reabrir o mercado japonês ao frango brasileiro o mais rápido possível. Na última segunda-feira (17), o ministério enviou os esclarecimentos às autoridades sanitárias japonesas. A pasta ressalta que o Brasil continua livre de gripe aviária para aves comerciais. 

- Publicidade -

“Estamos trabalhando, como sempre, com celeridade e transparência, adotando prontamente todas as medidas de controle e demonstrando isso para que os consumidores dos produtos do nosso frango, que estão em mais de 150 países no mundo, continuem tranquilos e confiantes”, explicou o ministro. 

Líder nas exportações de carne de frango para o mundo, respondendo por 35% do mercado global, o Brasil é um dos únicos países que ainda se mantém com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves comerciais, conforme protocolo da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal). O controle da situação pandêmica tem sido possível graças a um sistema de defesa sanitária reconhecido internacionalmente. (Com informações da Agência Brasil) 

 

LEIA MAIS 

Lula no hospital: entenda o que é artrose de quadril

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress