22 de julho de 2024
- Publicidade -
Receitas

Confira 10 receitas típicas de festa junina para você preparar seu arraial

Uma seleção de pratos que vão agradar aos mais variados paladares

Confira a seleção de 10 receitas bem tradicionais presentes nas principais festas da região. (Foto: Pixabay)

Canjica, arroz doce, cuscuz, bolo de fubá. Já deu até água na boca, não é mesmo? Para quem está pensando em fazer uma festa junina em casa pode se inspirar nessa seleção de dez receitas bem tradicionais presentes nas principais festas da região e deixar o cardápio pronto para festejar seu arraial. Confira!

– Canjica doce

Ingredientes:
1/2 kg de canjica branca
1 litro de leite
1 pitada de sal
Açúcar a gosto
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (pequeno)
1 unidade de canela em pau

Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho em água por 12 horas. Após esse tempo, cozinhe-a em água abundante. Quando já estiver macia, acrescente o leite, o açúcar, o sal e a canela. Deixe cozinhar até engrossar e, então, acrescente o leite condensado e o leite de coco. Sirva quente, polvilhada com canela em pó.

– Bolo de milho

Ingredientes:
2 xícaras de milho direto da espiga
1 xícara de farinha de trigo sem fermento
1 xícara de leite
1 e xícara e 1/2 de açúcar
3 ovos inteiros
3 colheres (sopa) de margarina
1 pacotinho de coco ralado
1 colher (sopa) rasa de fermento

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o milho retirado da espiga, o leite, os ovos e a margarina. Bata bem até triturar o milho. Em seguida, coloque a mistura na batedeira, acrescentando a farinha de trigo o açúcar, o coco ralado e, por último, o fermento. Unte uma forma com um furo no meio e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180º C. Asse por mais ou menos 1 hora ou até dourar, na dúvida, espete um garfo no bolo, se ele sair limpo é sinal de que está no ponto. Retire do forno, espere esfriar um pouco para desenformar.

– Arroz-doce

Ingredientes:
1 xícara e 1/2 de arroz
2 xícaras e 1/2 de água
5 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
açúcar a gosto
canela em pó ou em lascas

Modo de preparo:
Coloque a água, o arroz e a canela em uma panela e deixe ferver até secar a água. Em seguida coloque o leite, a baunilha, o açúcar e o leite condensado, mexendo sempre. Deixe ferver por 15 minutos e coloque o creme de leite, mexa. Ferva por mais 5 minutos, e pronto. Polvilhe com canela. Pode ser servido quente ou frio conforme o gosto.

– Curau

Ingredientes:
5 espigas de milho duras
1 litro de leite
1 xícara e 1/2 de açúcar
1 pitada de sal

- Publicidade -

Modo de preparo:
Bata o milho com o leite no liquidificador por 3 minutos, passe a mistura em uma peneira bem fina. Coloque em uma panela junto com açúcar e a pitada de sal. Mexa até começar a engrossar, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Coloque em um refratário e, se preferir, acrescente canela em pó por cima. Deixe na geladeira.

– Cuscuz Paulista

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
½ pimentão vermelho picadinho
2 latas de sardinha, escorridas
1 lata de milho, escorrido
2 colheres (sopa) de salsa picada
½ xícara (chá) de polpa de tomate (100 ml)
2 xícaras (chá) de água (400 ml)
1 xícara (chá) de farinha de milho (100 g)
1 tomate pequeno cortado em rodelas
Sal a gosto
1 ovo cozido cortado em rodelas

Modo de preparo:
Em uma panela, de tamanho grande, coloque o óleo aqueça em fogo médio. Acrescente a cebola e o pimentão, refogue por cerca de 3 minutos, ou até eles murcharem. Junte a sardinha, a salsa, o milho, a polpa de tomate, a água. Deixe cozinhar mais 10 minutos, ou até ferver. Coloque a farinha de milho de uma só vez, mexendo até secar e se desprender da panela. Retire do fogo, passe para uma forma redonda de furo central (19 cm de diâmetro) untada. Se preferir, decore com o tomate em rodelas e com os ovos, após isso deixe amornar. Desenforme o cuscuz, e sirva em seguida.

– Amendoim Doce

Ingredientes:
6 Colheres de sopa de açúcar
1 e 1/3 xícara de chá de amendoim cru e com pele
1 colher de sopa de achocolatado 1/2 xícara de chá de água
½ colher de chá de fermento químico em pó

- Publicidade -

Modo de Preparo:
Coloque o amendoim cru, o açúcar, o achocolatado, a água e o fermento em uma panela O fermento não é obrigatório, porém ajuda a dar textura à casquinha do amendoim. Leve a panela com esses ingredientes ao fogo médio. Mexa sem parar assim que começar a ferver, até que a calda seque completamente e o amendoim fique açucarado e fresquinho. Esse processo vai levar de 15 a 20 minutos em média. Nesta etapa, o amendoim ainda estará macio por dentro. Desligue o fogo. Coloque o amendoim em uma assadeira que possa ir ao forno. Leve ao forno bem baixo por 10 a 15 minutos, ou até que o amendoim fique crocante por dentro. Feitos esses processos, aguarde esfriar totalmente (o amendoim só fica crocante depois de frio). Você pode guardar o amendoim por até 30 dias fora da geladeira, para isso, utilize um pote ou um saquinho.

– Milho cozido

Ingredientes:
Espiga de milho
Margarina ou requeijão a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela grande, disponha as espigas de milho e cubra-os com água. Adicione o sal e leve ao fogo por volta de 10 a 15 minutos. Depois do tempo marcado, espete o milho com um garfo e veja se ele está mole. Escorra a água e cubra com margarina ou requeijão.

– Buraco quente no pão francês

Ingredientes:
400 g de carne moída
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
2 tomates picados
Molho de tomate a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeitona sem caroço a gosto
Cheiro-verde a gosto
8 pães franceses

Modo de Preparo:
Refogue a cebola e o alho em uma panela com azeite. Quando dourar, adicione a carne moída, misture bem e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para não grudar. Quando já estiver bem solta, adicione o tomate e as azeitonas; quando o tomate estiver mole, acrescente o molho de tomate a gosto e os temperos sal, pimenta do reino e cheiro verde. Cozinhe mais um pouco. Quando estiver pronta, abra o topo do pão, tire o miolo e recheie com a carne moída. Sirva.

– Pipoca salgada

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
1 xícara de milho de pipoca
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:
Coloque o óleo em uma panela grande. Ligue em fogo alto. Quando o óleo estiver bem quente adicione o milho, tampe a panela e chacoalhe um pouco. Coloque em fogo médio e deixe o milho estourar. Quando não ouvir mais estouros, desligue o fogo. Adicione o sal e chacoalhe bem. Coloque a pipoca em saquinhos e sirva.

– Bolo de fubá

Ingredientes:
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de fubá
3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1/2 copo (americano) de óleo
1 copo de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido e deixe assar, por cerca de 40 minutos.

– Cachorro-quente

Ingredientes:
1/2 kg de salsicha
4 unidades de tomate
1 unidade de cebola
1 caixa de molho de tomate
2 colheres (sopa) de óleo de soja
Sal a gosto
Pão de hot dog a gosto

Modo de preparo:
Ponha as salsichas numa panela com água e leve para ferver e depois escorra. Pegue os tomates e a cebola pique em rodelas. Dê uma fritada nas salsichas no óleo e junte os outros ingredientes. Mexa de vez em quando até ficar um caldo grossinho, se precisar acrescente um pouquinho de água. Coloque a salsicha no pão e, se quiser, finalize com batata palha

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress