20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Nova geração da Frontier deixou a picape ainda mais competente

Mesmo com motor da geração anterior, Nissan Frontier espera por um melhor reconhecimento entre as picapes médias

Na dianteira da Pro 4X o destaque é a enorme grade na cor preta (Divulgação)

Mesmo estando entre as melhores picapes do mercado nacional, a Nissan Frontier ocupa o quinto lugar nas vendas. Isso se considerarmos apenas as médias, pois se contarmos com as líderes Fiat Strada e Toro, ela cai para o sétimo lugar. O modelo só está à frente da decadente Volkswagen Amarok.  

Num mercado cada vez mais disputado devido ao crescimento do agronegócio no PIB nacional, as picapes estão “bombando”.  

E na expectativa por dias melhores, a marca japonesa apresentou, em abril deste ano, a nova geração da Frontier com um novo visual, novas versões e mais segurança.
Fabricada na Argentina, tivemos a possibilidade de andar na versão topo de gama: a Pro 4X, que custa aproximadamente R$ 320 mil.  

A versão Pro-4X tem um apelo mais off-road que a Platinum, que é mais urbana.

Interior

Por dentro, a Frontier tem um acabamento muito bom, com materiais de boa qualidade, e é muito confortável levando-se em conta que é um veículo utilitário. Os bancos são confortáveis e acomodam bem o motorista e o passageiro do lado.    

O acabamento da Frontier Pro 4X é muito bom e o painel completo (Divulgação)
O sistema de visão 360 graus é muito útil na superação de obstáculos (Divulgação)

Achar a posição ideal para dirigir não é nada difícil, mesmo faltando a regulagem em profundidade do volante. E por falar em volante, ele tem boa empunhadura e diversos comandos. Os controles que não estão na direção estão bem ao alcance das mãos do motorista.  

Já o banco traseiro, apesar de ser um pouco mais confortável que o das concorrentes, tem espaço para três passageiros, mas por ter o encosto muito reto não é nada agradável em uma viagem longa.  

- Publicidade -

Vale destacar o silêncio e o conforto. Tanto na cidade como na estrada, em pisos lisos a Pro 4X é bem silenciosa e macia. Além de um bom acerto e dos novos amortecedores, a suspensão multilink na traseira ajuda muito a “superar” as dificuldades das ruas e estradas brasileiras.  

A Frontier conta com o mesmo motor da geração anterior, de 2,3 litros, biturbo a diesel, que oferece ao motorista 190 cavalos de potência máxima e bons 45,9 kgfm de torque. A picape agora vem com um tanquinho para ser abastecido com o óleo Arla 32, que ajuda a reduzir a emissão de poluentes. A transmissão é automática de sete velocidades. O conjunto é bem harmonioso, oferecendo um ótimo desempenho para a picape.   
 

Nissan Frontier Pro 4X ficou bem mais moderna (Divulgação)

Na avaliação off-road, o comportamento foi muito bom. Mesmo em pisos com muito barro, nos quais fizemos o uso do bloqueio do diferencial, o comportamento foi surpreendente. A Frontier Pro 4X superou todas as dificuldades com muita valentia. Aliás, a picape japonesa conta com três modos de tração: 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida.  

O sistema de visão 360 graus é muito útil. Através da tela da multimídia é possível ter uma ampla visão da picape, auxiliando na superação de obstáculos, como numa manobra de estacionamento.  

- Publicidade -

O consumo ficou dentro da média das demais picapes. Fez 9,1 quilômetros por litro na cidade e 12,6 na estrada.  

A velocidade máxima é limitada em 180 quilômetros por hora e acelerou de 0 a 100 quilômetros por hora em 11,9 segundos.   
 
Leia mais
Elétrico BYD Tan EV supera a grande maioria dos SUVs premium
Aceleramos (e muito!) o super esportivo Audi TT RS
Fiat Pulse Impetus Turbo agrada pelo espaço interno e design

Apesar de eficientes, os freios a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira são, como em todas as picapes médias, um item sensível, tanto pelo tamanho do veículo, como pelo peso (2.207 quilos): mesmo assim a Frontier parou melhor que muitas das suas concorrentes. De 120 quilômetros por hora até a imobilidade levou 70,1 metros.

Design

Com 5,26 m de comprimento e 1,85 m de largura, a nova geração da Frontier ganhou um novo design, mais agressivo e moderno.  

As alterações foram bem aplicadas, pois a picape ficou com uma aparência mais musculosa. A maior mudança está na grade dianteira, que na versão Pro 4X é na cor preta. O modelo também ganhou novos faróis led, que, segundo a Nissan, melhoram em 40% o brilho no farol alto e em 20% no baixo.   
 

Frontier tem uma caçamba mais alta e com capacidade para 1025 quilos (Divulgação)

Muito bonitas, as rodas de liga leve na cor preta são de 17 polegadas e estão “calçadas” com pneus all-terrain de uso misto 255/56  

A caçamba também recebeu uma atenção. Além de cinco centímetros mais alta, a capacidade é de 1.054 litros ou 1.025 kg. Para rebocar, a capacidade da Frontier Pro é de 750 quilos.

Segurança

A Nissan Frontier Pro 4X conta com várias assistências ao motorista. Ela oferece frenagem automática de emergência (capaz de detectar dois veículos à frente), sensores de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e monitoramento de pressão dos pneus. 
 

- Publicidade -
plugins premium WordPress