29 de fevereiro de 2024
- Publicidade -
ON Run

Entenda a importância da ciência para a corrida

Ronaldo Dias, especialista em corrida, fala sobre a evolução da maratona e os nomes brasileiros que marcaram sua história

Ronaldo Dias, especialista em corrida, fala sobre a evolução da maratona e os nomes brasileiros que marcaram sua história. (Foto: Reprodução/Freepik)

*Por Ronaldo Dias

A corrida é uma das provas que compõem a modalidade esportiva do atletismo. Por sua vez, ela é subdividida em corridas de velocidade de até 400 metros, provas de meio fundo de 800 metros até 1500 metros, provas de fundo de 5 mil e 10 mil metros na pista e, é claro, as maratonas.

Além de ser uma das provas do atletismo, a maratona é um dos eventos mais desejados pelos corredores amadores, por causa de seu forte simbolismo histórico.

Ao longo dos anos, vários atletas deixaram suas marcas na história da maratona, estando entre eles os brasileiros Ronaldo da Costa, recordista mundial de 1998, com o tempo de 2h06m05s; Luiz Antonio dos Santos, medalhista mundial em 1995; e Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista Olímpico nos Jogos de 2004, em Atenas. Tais nomes brasileiros mostram que nós somos referência quando o assunto é maratona.

LEIA TAMBÉM

Entenda a importância dos Jogos Olímpicos para o esporte

Especialista em corrida fala sobre a importância do treino

- Publicidade -

A partir do resultado do Ronaldo, muitas coisas mudaram e o papel do treinamento desportivo bem orientado por profissionais capacitados e experientes tornou-se fundamental. O treinamento desportivo progrediu muito nos últimos anos e, hoje, são comuns níveis de desempenho antes inimagináveis. A maratona, por exemplo, é corrida na velocidade de 2h00m35s, algo impensável nos anos 1990.

O número de atletas capazes de alcançar resultados surpreendentes cresce a cada dia e isso tudo é fruto de uma crescente participação e influência da ciência a favor do esporte. Por meio desse conhecimento proporcionado pela ciência, é possível desenvolver rapidamente novas metodologias e novos equipamentos, como tênis com placas.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Quando a rodovia para Bertioga será liberada?

plugins premium WordPress