1 de março de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Qual foi a suposta fala racista de Yasmin e Wanessa no BBB 24?

Yasmin Brunet e Wanessa Camargo conversavam sobre a formação de Paredão deste domingo (11) no BBB 24, quando a expressão foi usada

Yasmin Brunet e Wanessa Camargo conversavam sobre a formação de Paredão deste domingo (11) no BBB 24, quando a expressão foi usada. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Está repercutindo no X, antigo Twitter, um vídeo onde Yasmin Brunet e Wanessa Camargo usam um suposto termo racista no Big Brother Brasil 24. No momento em que a palavra foi usada, as participantes conversam com o Líder Lucas sobre quem ele pretendia indicar na formação do Paredão deste domingo (11).

Qual foi a suposta fala racista de Yasmin e Wanessa?

Yasmin Brunet e Wanessa Camargo usaram o termo “Samba do Crioulo Doido”, expressão que associa pessoas negras a situações de indisciplina, confusão e bagunça.

O que significa “Samba do Crioulo Doido”?

De acordo com a OSC (Organização da Sociedade Civil), o termo é o nome de uma música que satiriza a obrigatoriedade imposta às escolas de samba durante o período da ditadura de retratar em seus samba de enredo apenas fatos históricos. O termo “crioulo”, por sua vez, é uma expressão racista utilizada para se referir a filhos de escravizados.

Repercussão na internet

Nas internet o uso do termo por Yasmin Brunet e Wanessa Camargo tem repercutido de forma negativa. “Elas se incomodaram com ‘psiu’ e ‘calabreso’ e agora usaram a expressão “um samba do crioulo doido” para se referir à desorganização”, escreveu um perfil.

“O letramento racial é algo desprezado pelos privilegiados. Esses não acompanham a evolução da consciência social da massa, estão ocupados demais com seus próprios umbigos…”, comentou outro.

LEIA TAMBÉM

BBB 24: Cleo Pires volta atrás em defesa a Yasmin Brunet

BBB 24: Wanessa Camargo recebeu ameaças?

- Publicidade -

Bárbara Heck

Essa não é a primeira vez que o termo é usado no BBB. Na edição de 2022, a participante Bárbara Heck usou a expressão para falar sobre a postura de Douglas Silva durante o confinamento.

A modelo conversava com Laís Caldas e Jade Picon, quando falou sobre o participante e disparou: “Ele fez o samba do crioulo [doido]”. Logo em seguida Bárbara interrompeu a própria fala e alegou que era um termo racista. Ela, então, disse que era “muito velha” e o uso da expressão foi “força do hábito”.

Luiza Brunet se pronuncia

Em recente entrevista dada a Quem, Luiza Brunet falou sobre algumas atitudes da filha que estão sendo apontadas como racistas.

- Publicidade -

“Não tenho problema em dizer que [ela] está errada [sobre Davi], em reconhecer, a gente precisa”.

A mãe de Yasmin Brunet também fez uma reflexão sobre racismo: “Complicado isso. Como ela não sabe como o posicionamento dela impacta aqui fora. A questão racial, principalmente para nós pessoas brancas, estamos em um processo de construção”, afirmou.

LEIA MAIS

Israel intensifica ataques em Rafah e resgata reféns argentinos

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
Loading poll ...
plugins premium WordPress