1 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Inteligência artificial aponta hexa do Brasil na Copa do Mundo no Catar

Seleção canarinho tem maior chance de vitória, segundo estudos de probabilidade

O Brasil venceu a Suíça ontem (28) por 1 x 0 e já está matematicamente classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Mas, será que o hexa vem? Se depender dos resultados do DataLab, laboratório de Inovação da Serasa Experian, que criou um estudo com técnicas de machine learning que avalia as probabilidades das seleções nesta competição, o Brasil é o favorito para erguer o caneco este ano e alegrar os corações dos torcedores brasileiros.

De acordo com a análise, a seleção canarinho tem 79,3% de chance de chegar às quartas de final, 53,4% de chegar à semifinal e 20,9% de ganhar a Copa deste ano. Entre as outras seleções, a probabilidade de os países que mais ganharam copas nos últimos 40 anos levarem a taça em 2022 são:   

– Argentina (14,3%),   

– França (11,4%),   

– Espanha (9%) e   

– Alemanha (3,4%).
 
LEIA TAMBÉM 
Metaverso flopou? Especialista em inovação explica o que aconteceu com a Meta e traz novidades desse universo
 
Aplicativo Koo: É a nova alternativa para os fãs do Twitter?
 
Quer notícias da Copa do Catar? Clique aqui e acompanhe no Tudo Esportes! 

O diretor do DataLab da Serasa Experian, Olivier Devaux, explica que para obter os resultados deste estudo foi criado um modelo treinado com os três últimos ciclos de Copas.   
 
“Por meio de métodos de sistemas de recomendação, muito semelhantes às plataformas de streaming, por exemplo, usa para recomendar um filme a um usuário, montamos um sistema de machine learning que prevê, probabilisticamente, o resultado de cada partida entre dois países”, diz.

- Publicidade -

Segundo ele, o laboratório de dados nasceu pela necessidade de resolver problemas complexos para gerar novos produtos que alavanquem as técnicas de machine learning na companhia. “Esse tipo de desafio, como a produção do levantamento sobre a Copa, é um pouco do que nossos cientistas de dados enfrentam todos os dias dentro dos temas prioritários da empresa, como crédito, seguros e ESG”, completa.

Outras probabilidades
 
Em estudos da Universidade de Oxford, os brasileiros têm 14,68 % de probabilidade de levar o tão sonhado hexa. O pesquisador da universidade britânica Joshua Bull estimou que Brasil e Argentina vão se enfrentar na semifinal e que a grande final da Copa do Mundo será contra a Bélgica.   

Já para as análises da XP Investimentos, a final pode ficar entre França e Argentina, com a vitória dos vizinhos sul-americanos. E aí, já fez suas apostas?

LEIA MAIS 
iPhone 15: O que esperar do próximo lançamento da Apple

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress