Se você está contando os dias para a chegada do frio, saiba que o alerta de máximas mais altas que o previsto para maio pode ser estendido. Isso porque, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a massa de ar quente e seco, que está influenciando as temperaturas, deve permanecer sobre a região central do país pelos próximos dias. Veja a seguir quando acaba a onda de calor, de acordo com a meteorologia:
Quando acaba a onda de calor?
De acordo com o Inmet, a onda de calor pode durar até o dia 15 de maio. Com isso, a área que engloba o oeste de São Paulo continuará registrando temperaturas 5º C acima da média para o período.
LEIA TAMBÉM
Qual é a nova data da prova do Concurso Nacional Unificado?
O que doar para as vítimas do Rio Grande do Sul?
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), a média máxima para maio é 23,4°C. Porém, a previsão do Inmet aponta que as temperaturas na primeira quinzena do mês atinjam 33°C na capital. Ou seja, 10°C mais quente do que a média.
Segundo Cléber Souza, meteorologista do Inmet, o Outono é uma estação marcada pela diminuição das chuvas e ganho de força das massas de ar continentais, que bloqueiam as massas de ar frias que vêm do sul.
“Isso é climatologicamente normal. Possivelmente, o calor vai até o dia 15 de maio. Se não chegar nenhuma frente fria para quebrar o bloqueio, a massa de ar quente e seco vai ficar predominando. Se vier uma frente fria forte, acompanhada de uma massa de ar polar, ela pode avançar e trazer até frio”, explicou Souza.
LEIA MAIS