Aguarde...

colunistas e blogs

Clínica Veterinária Popular salva mais de 500 em um ano

Clipovet foi fundada pela ONG Like Bichos; atende animais carentes, da região de Campinas, a preços acessíveis

| Especial para ACidade ON

Cachorrinha resgatada pela protetora Chris Pimenta precisou até de transfusão de sangue
Mais de 500 animais carentes salvos. Essa é a quantidade estimada pela uma clínica popular, que foi fundada há um ano em Hortolândia.   

A iniciativa é da ONG Like Bichos, que, além de resgatar e reabilitar pets em situação de maus-tratos, resolveu abrir o centro clínico por conta própria.   

A Clinpovet funciona sem fins lucrativos, e toda a renda é revertida para manter apenas os gastos.  

Atende animais em geral, mas o foco é dado aos carentes abandonados, de outras ONGs, de protetores independentes ou de tutores com poucos recursos.   

Cuida de bichos que carregaram tumores ulcerados por meses, animais com infecções recorrentes, entre outras mazelas.
 
Entre os serviços oferecidos, encontram-se: castrações, cirurgias, consultas exames e vacinas.

Basta cadastrar-se pelo WhatsApp: (19) 9-8820-2387 e receber o encaminhamento para ter direito ao serviço a baixo custo.
   
Providência

"Pudemos ver o quão os animais padecem por falta de condições financeiras. Quando inauguramos, não tínhamos muita noção de como seria, se conseguiríamos manter o funcionamento, mas o projeto deu tão certo que as portas foram se abrindo de uma maneira inexplicável. Hoje, nossa equipe cresceu, temos novos profissionais que aderiram ao projeto e conseguimos atender de maneira acessível até casos de cardiologia", declara a fundadora Liliane Costa. 

Amanda Ferraresi é um dos profissionais que trabalham na clínica. "Atuar nesse projeto é fazer valer a pena cada dia da minha vida de médica veterinária. Por minhas mãos, já passaram animais que viveram por anos sem o mínimo de cuidados básicos - muitas vezes por falta até de informação dos familiares. Nós atingimos a população carente em massa e queremos fazer cada dia mais por eles".  

Amanda lembra ainda do quanto o ajudar o outro nos ajuda a nós mesmos. "É muito gratificante poder ver um animal, que estava praticamente à espera da morte, voltar para o atendimento de retorno andando e abanando o rabinho".     
 
Lilica vivia na rua em Hortolândia; estava com bebês mortos no útero, mas passou por cirurgia 
Claudia Jede é moradora de Hortolândia e tem duas gatas: Bella e Jupira. No último atendimento, não conseguiu ir. Teve que pedir ao marido para levar uma das gatinhas, que estava doente.   

"Mesmo assim, a veterinária me ligou pra passar os procedimentos porque na Clinpovet os animais são tratados com dignidade, independente da classe social", afirma.  

Na clínica, a anestesia usada nos animais é inalatória -  fármaco 80% mais seguro que o injetável.  

E o anestesista Eduardo Gerra, da Tiva Vet, é responsável pela sedação dos bichos nas cirurgias.   

"É um grande desafio fazer parte desse projeto e com ele conseguir proporcionar o que há de melhor e mais seguro na área da anestesia. Infelizmente não é comum vermos essa possibilidade para animais carentes ou em situação de rua. Mas, com a união de todos nós, profissionais, atendemos os que já sofreram tanto, proporcionando cirurgias tranquilas, com medicamentos de última geração, que atuam de maneira segura no controle da dor", declara.   
 
CADASTRO
Pelo WhatsApp: (19) 9-8820-2387
Nas feiras de adoção da ONG: aos sábados, das 14h às 18h, dentro do Espaço Pet no Shopping Parque das Bandeiras 

SERVIÇO
O quê: Clínica Veterinária Popular
Onde: Rua Monteiro Lobato, 309, bairro Santo André - Hortolândia
Quando: funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h
Telefone: (19) 3504-3019 

Mais do ACidade ON