Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Vereador questiona número de atendimentos nos Caps

Segundo o vereador, o número é ilusório, se considerar a realidade encontrada nos três Caps AD (Álcool e Drogas)

| ACidadeON/Campinas

Vereador questiona número de atendimentos no Caps. (Foto: Divulgação/Câmara)

O vereador Nelson Hossri (Podemos) está questionando dados divulgados pela secretaria de Saúde de Campinas sobre os atendimentos efetuados nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial). A pasta informou que tratou 22.874 usuários de drogas por mês no ano passado nas unidades do Caps.

Segundo o vereador, o número é ilusório, se considerar a realidade encontrada nos três Caps AD (Álcool e Drogas) do município, que sofrem atualmente com o sucateamento, falta de infraestrutura e déficit de funcionários.  

O parlamentar explicou que o número divulgado pela secretaria não corresponde ao que acontece nesses locais. "Se fizermos uma conta básica, caso as unidades tivessem realizados 22.874 atendimentos, seriam cerca de 762 por dia ao longo de um mês isso se os Caps funcionassem de domingo a domingo, 24 horas por dia. Essa quantidade resultaria em cerca de 254 pessoas por dia em cada unidade. Se for feita uma visita em qualquer Caps da cidade, podemos ver claramente que isso não acontece", explicou.

No requerimento, Hossri quer saber como a Prefeitura chegou a esse número de procedimentos/mês ao longo do ano passado. O parlamentar ainda solicitou um relatório completo do número de atendimentos feitos pelos três Caps aos usuários de drogas, detalhando o número de pessoas/sexo/idade, datas dos atendimentos, locais dos atendimentos/CAPS responsável e quais foram os atendimentos/serviços efetivamente oferecidos.

O documento foi enviado à pasta da Saúde Mental (Secretaria de Saúde) e à Coordenadoria de Prevenção às Drogas (Secretaria de Assistência Social). O Executivo tem o prazo de 15 dias - prorrogável por igual período - para responder à solicitação do parlamentar.

O número foi divulgado em uma matéria do jornal Correio Popular nesta semana.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Veja também