Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Saresp: região supera média, mas alunos estão "atrasados"

Notas da Região Metropolitana de Campinas estão acima da média estadual, mas revelam que estudantes não sabem o que deveriam em suas séries

| ACidadeON Campinas

 

Saresp revela problemas no ensino fundamental e médio no estado (Foto: Pixabay)

As escolas estaduais, municipais, Etecs e Sesis da RMC (Região Metropolitana de Campinas) atingiram, na média, notas superiores à média estadual no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

No entanto, os indicativos não são bons e mostram que quase a maioria dos estudantes das escolas estaduais terminam os ensinos fundamental e médio sem saber o que precisavam em português e matemática.

Os dados referentes a avaliação de 2018, realizada em novembro, foram divulgados na tarde desta terça-feira (12) pelo secretário estadual de educação, Rossieli Soares da Silva.

Os indicadores são divididos por série e disciplina (português e matemática), revelando o desempenho dos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

A média da RMC foi superior à média estadual em todos os indicadores, mas, ainda assim, aponta um desempenho ruim dos estudantes. A nota de matemática para alunos do 9º ano, por exemplo, foi de 260,7, índice esperado para o 6º ano. Para o 9º ano, o índice adequado seria acima de 300 - nem alunos do 3º ano do ensino médio na RMC atingiram a marca.

Isso significa dizer que a maioria dos alunos que terminam o 9º ano não souberam responder um problema simples como o cálculo no valor de um produto vendido com 10% de desconto.

É possível ter acesso aos resultados do Saresp, inclusive com o desempenho individual de cada escola, clicando neste link.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON