cotidiano

Especial coronavirus

Comitê defende manter obrigatoriedade de máscara no Estado

Possibilidade de liberação no uso da máscara de proteção está sendo avaliada pelo governo

| ACidadeON Campinas -

 

Uso de máscara continua obrigatório no Estado de SP (Foto: Denny Cesare/Código19)

Em meio às especulações sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscara, o coordenador do Comitê Científico do Estado de São Paulo, Paulo Menezes, afirmou nesta quarta-feira (6) que o equipamento de segurança deve continuar sendo adotado, pelo menos por enquanto, no território paulista. 

Segundo ele, ainda não é o momento para a liberação da obrigação, mas a possibilidade está sendo avaliada. 

"Hoje os números, apesar da melhora, indicam que nós ainda temos pessoas ficando com doença grave, requerendo internação, ainda temos perdas de vida e, portanto, hoje, nós devemos continuar utilizando também essa proteção, além da vacinação", disse Menezes, que afirmou que a possibilidade do fim da obrigação é avaliada em um "futuro". 

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa do governo paulista no início da tarde de hoje, um dia após a prefeitura da capital afirmar que estuda retirar a obrigação de máscara em ambientes externos nas próximas semanas.  

O comitê científico é o responsável por aconselhar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) nas tomadas de decisões em relação a pandemia.

Segundo o governador, o assunto será discutido pelo comitê científico nas próximas semanas e alterações na regra poderão ser anunciadas em breve.

"Todas decisões amparadas pelos médicos, pelo Comitê de Saúde, mas estamos com uma visão otimista, não pessimista, os dados amparam isso. Estamos evoluindo bem, números em queda e vacinação em alta. Ainda é preciso ter cuidado mas com um horizonte bastante otimista, eu diria até de curto prazo", disse Doria.

Em coletivas anteriores, o govenador chegou a dizer que o uso de máscaras permaneceria obrigatório, pelo menos, até o final do ano no estado de São Paulo.

Mais notícias


Publicidade