Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Polícia prende 10 suspeitos de furtarem remédios de animais

Operação do Deic cumpriu 12 mandados em operação Cão Amigo; polícia diz que cães morreram por intoxicação devido a atividade do grupo

| ACidadeON Campinas

Medicamentos apreendidos por policiais do Deic (Foto: Polícia Civil) 

O Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prendeu nesta segunda-feira (30) 10 suspeitos de furtarem remédios para cachorros da empresa Boehringer Ingelheim, que fica em Paulínia. Os 12 mandados de busca e apreensão tinham como alvos as cidades de Campinas, Hortolândia, Paulínia, Sumaré e Praia Grande. A operação foi chamada de "Cão Amigo".

Segundo a polícia, a quadrilha desviava medicamentos da linha de produção da empresa, além daqueles que eram descartados. Os produtos originais, em geral, eram cortados e preenchidos, com uma massa, para que rendessem mais. Depois, o grupo condicionava em embalagens falsas, produzidas em gráficas.

Por isso, cães morreram por intoxicação, segundo o Deic. Entre os remédios mais furtados estavam antipulgas para cães e gatos.  


 

 


A investigação era conduzida pela 3ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Crimes Patrimoniais Cometidos Contra Órgãos e Serviços Públicos) desde julho. Nesta segunda, foram apreendidos diversos blisters de medicamentos verdadeiros furtados. Também remédios desviados e adulterados.

Além disso, foram encontradas embalagens e etiquetas falsas. A operação "Amigo Cão" contou com um efetivo de 25 policiais da 3ª Patrimônio.  

OUTRO LADO 

A empresa Boehringer Ingelheim se posicionou sobre o caso em nota oficial. Leia: "A Boehringer Ingelheim foi informada hoje a respeito de uma operação policial que tem como alvo organizações envolvidas na comercialização de produtos fora da embalagem original. Segundo as autoridades, a investigação envolve o comércio ilegal de Nexgard, antiparasitário voltado ao tratamento de pulgas e carrapatos, na forma de tablete mastigável para cães.

Pela informação que a Boehringer Ingelheim tem hoje, o risco é de falta de eficácia.

A integridade dos nossos produtos e a saúde e bem-estar dos animais são a mais alta prioridade da Boehringer Ingelheim. Por isso, tratamos a adulteração de produtos da área de saúde com a maior seriedade. Colaboramos com as autoridades legais e de saúde nas investigações para prevenir fraudes e combater o mercado paralelo.

Essas medidas são importantes para garantir que apenas produtos em embalagem e conteúdo originais e de qualidade atestada circulem no mercado.

A Boehringer Ingelheim recomenda que os donos de animais de estimação somente adquiram produtos NexGard (ou qualquer outro produto para seus animais) com veterinários de confiança ou vendedores autorizados, de modo a garantir o recebimento de um produto autêntico. Consumidores preocupados com a eficácia ou autenticidade de algum produto NexGard já adquirido podem contatar nosso Serviço de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 888 7387 (atendimento de 2ª à 6ª feira, das 08:00 às 18:00 horas, exceto feriados)."


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON