cotidiano

Covid: SP antecipa vacina e população adulta recebe 1º dose até 20 de agosto

Governo do Estado também planeja vacinar todos os adolescentes de 12 a 17 anos a partir do dia 23 de agosto; confira o novo calendário

| ACidadeON Campinas -

Vacina contra a covid (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Governo do Estado de São Paulo antecipou o calendário de vacinação contra a covid-19 em um anúncio feito durante uma transmissão ao vivo realizada neste domingo (11).  

LEIA TAMBÉM 
Covid: adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados a partir de agosto

Agora, a Administração pretende vacinar com a primeira dose da vacina toda a população adulta (pessoas com mais de 18 anos) até o dia 20 de agosto.

"A antecipação é fruto da aquisição de doses extras da Coronavac pelo Governo de São Paulo. Isso significa 26 dias a menos que o calendário anterior, que previa vacinar todos os adultos até 15 de setembro", disse o governador João Doria durante a transmissão ao vivo.    

Além da antecipação do calendário de vacinação para adultos, o governo do Estado também planeja vacinar todos os adolescentes de 12 a 17 anos a partir do dia 23 de agosto. "É um público de 3,2 milhões de habitantes", disse Doria. "Hoje é um dia de esperança. Não é fácil no país do negacionismo trazer a vacina para a população".

MAIS DOSES

A chegada de doses extras de vacinas prontas da Coronavac ocorre após acordo entre o Governo do Estado, o Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac. 

O primeiro lote com 2,7 milhões de vacinas desembarcou no Brasil no último dia 7 e passa por controle de qualidade antes da distribuição aos 645 municípios de São Paulo. Outra remessa com 1,3 milhão de doses virá de Pequim até o final deste mês. 

A medida é mais um passo na otimização do cronograma de vacinação por meio das estratégias de planejamento, monitoramento, distribuição e logística desenvolvidos pelo PEI (Plano Estadual de Imunização). 

Além das vacinas extras que serão usadas apenas pela população de São Paulo, o Governo do Estado se baseia na estimativa de entregas de vacinas do Ministério da Saúde. O calendário considera o início do esquema vacinal, que é composto por duas doses para três dos quatro imunizantes oferecidos no Brasil.  

NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM SÃO PAULO

Com o novo plano, pessoas de 35 a 36 anos serão imunizadas a partir desta quinta-feira (15) no estado.

Na outra semana, a partir do dia 20 de julho, pessoas com mais de 30 anos poderão receber o imunizante contra o coronavírus.

Confira as datas do novo calendário de vacinação contra a covid-19 abaixo.

De 8 a 14 de julho: 37 a 39 anos
De 15 a 18 de julho: 35 e 36 anos
De 19 de julho a 4 de agosto: 30 a 34 anos
de 5 a 12 de agosto: 25 a 29 anos
de 13 a 20 de agosto: 18 a 24 anos 

Mais notícias


Publicidade