Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Panecástica! A Emancipação Intelectual Pode Ser Universal

    Você sabe o que é panecástica? Vamos conversar com Suzana Albuquerque, que pesquisa a relação do ser humano com o trabalho e a educação profissional tecnológica

    | ACidade ON

      

    O Educação em Liberdade entra pela Academia para entender e explorar o que de melhor se está falando em termos de educação, liberdade e trabalho. Vamos conversar com Suzana Albuquerque que foi até a França do século XVIII procurar as origens das pedagogias emancipatórias e encontrou Joseph Jacotot e sua panecástica. 

    Afinal, o que é isso e como se relaciona com os dias de hoje e com o Brasil? Uma filosofia que parte do princípio de que tudo está em cada um e que abre as portas para se entender cada indivíduo como um sujeito capaz de aprender e se emancipar intelectualmente, sem a necessidade de tutelagem ou paternalismos em geral.  

    Todos os humanos são inteligentes. Onde nos leva uma afirmação como essa? O que isso afeta o seu dia-a-dia? E a educação de um país? Será possível estabelecer uma Educação Universal que respeite cada indivíduo e mais, usufrua dos múltiplos conhecimentos de cada um na construção de um conhecimento coletivo? E, claro, sempre voltamos ao tema da leitura, da mediação de leitura, e aqui nos deparamos então com conceitos como 'sujeito-leitor' e os reflexos na pedagogia de Paulo Freire.  

    No Curadoria Hilst no Youtube. Não se esqueça de se inscrever no canal!

    Suzana Lopes de Albuquerque é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2006), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é Professora de Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, no câmpus Goiânia Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e profissionalização docente, concepção de infância, métodos de ensino de leitura e escrita, alfabetização. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Panecástica - Homem, Trabalho e Educação Profissional Tecnológica (IFG). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História e historiografia das ideias e dos intelectuais da educação (USP).

    Venha, veja e compartilhe! 

    Veja aqui os demais programas do Educação em Liberdade no Curadoria Hilst    



    Mais do ACidade ON