Aguarde...
Mundo dos Bichos

PETS

Quer prolongar a vida do seu peixe?

Ter um peixinho pode não ser tão fácil como parece. Siga essas dicas e prolongue a vida do seu pet.

| ACidade ON

 


 Ter um peixinho pode não ser tão fácil como parece. Siga as dicas abaixo e prolongue a vida do seu pet.  

Peixes coloridos podem dar vida ao ambiente de uma casa, mas não é porque estes animaizinhos estão presos em uma caixa de vidro, eles são fáceis de serem cuidados. Criaturas frágeis, demandam muita atenção.  

Melhor espécie  

Se o seu aquário tem capacidade aproximada de quatro litros, opte pelo peixe Betta, espécie que não necessita do auxílio de filtro de água. O Betta pode conviver com outros peixes desde que não tenha outro macho, já as fêmeas não tem problema.  

Mas se você optar por peixes de cardume, eles vivem melhor grupos (mínimo de 5).

Água  

Realize a Troca de Água Parcial (TPA) semanalmente, substituindo um quarto da água do seu aquário. A ação retirará o excesso de amônia e dejetos, mas tenha em mente que, geralmente, a água da torneira é muito alcalina para os peixes. Água esverdeada significa excesso de luz.
Água amarelada significa excesso de matéria orgânica.
Água marrom significa excesso de algas marrom (pouca luz).
Água turva significa excesso de alimentação  

Limpeza  

Lave seu aquário semanalmente. Para isso, faça uso de uma bucha igual àquelas utilizadas para lavar louça e detergente neutro.
Importante: enxágue muito bem. Tenha sempre peixes "faxineiros" no aquário.  

Alimentação  

Alimente os peixes duas a três vezes por dia. A alimentação deve durar de 3 a 5 minutos. Troque sempre a alimentação dos peixes para evitar doenças nutricionais.  

Ração  

Uma ração de boa qualidade é importante para a saúde do seu peixinho, pois ao ingeri-la, ele se nutre de todos minerais e vitaminas necessários para seu desenvolvimento, além de diminuir a quantidade de excreção, deixando a água límpida por mais tempo.  

Enfeites  

A escolha de ornamentos, como pedras e plantas deve ser feita com cautela, pois objetos decorativos com pontas expostas podem machucar os peixes e soltar substâncias na água. Plante pelo menos 1/3 da área do aquário. Faça vários esconderijos para peixes "tímidos". Conchas não combinam no aquário de água doce. Não coloque enfeites que não sejam naturais."  

Iluminação  

Distribua a iluminação uniformemente por todo tanque e ilumine o aquário de 8 a 12 horas por dia.  

Cuidados  

-Assente o aquário sobre uma placa de isopor de no mínimo 1cm de espessura.
-Para introduzir um novo habitante, não esqueça da quarentena(que geralmente é de X dias).-Nunca bata no vidro -diga isso às crianças e visitas.
-Lave as mãos e braços antes de mexer no aquário.
-Não escolha o peixe pela beleza. Verifique a saúde e compare o movimento com seus semelhantes.
-Não esqueça que na superfície da água ocorrem trocas gasosas, por isso não fume ou use aerossol perto do aquário. Se for inevitável, coloque uma toalha ou pano em cima do aquário e evite acidentes."


Mais do ACidade ON