23 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Exportações de milho e soja crescem 36,45% e 60%, respectivamente, em setembro

Dados divulgados pela Conab comparam os resultados do mês em 2023 com o mesmo período no ano passado

As exportações de milho e soja, em setembro deste ano, foram maiores que as registradas no mesmo mês em 2022. O aumento de exportação da soja chegou a 60%, atingindo 6,4 milhões de toneladas no último mês. No ano passado, setembro registrou um total de 4 milhões de toneladas. Já o milho teve um aumento de 36,45%, atingindo 8,76 milhões de toneladas contra 6,42 milhões de toneladas no mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). 

Embora os números sejam expressivos, não chegam a ser uma surpresa. Este comportamento do mercado vem se repetindo quando é feita a análise do período de janeiro a setembro. Neste ano, já foram enviados ao mercado internacional 87,2 milhões de toneladas de soja em grão. Em 2022, no mesmo período, foram 70,4 milhões de toneladas. No caso do milho, a elevação das exportações no mesmo intervalo de tempo chega a 40,5%, saindo de 24,2 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a setembro do ano passado para 34 milhões de toneladas neste ano.  

As vendas brasileiras de farelo de soja ao mercado internacional também cresceram. De janeiro a setembro deste ano, atingiram 16,9 milhões de toneladas contra 15,9 milhões ocorridas no mesmo período de 2022. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

Estado de SP inicia última campanha de vacinação contra febre aftosa  

- Publicidade -

Saiba como proteger a lavoura de ataques de animais selvagens


FRETES 

- Publicidade -

O Estado do Mato Grosso registrou, em setembro, um aquecimento nos preços de fretes bastante atípico, com reajustes registrados em diversas praças. Já em Mato Grosso do Sul, os fretes oscilaram em relação ao mês anterior, devido à reação dos preços do milho, influenciados pela elevação das cotações internacionais, do dólar e da demanda interna.

Em Goiás, a demanda por fretes esteve alta no mês passado, em especial para aqueles com destino aos portos, sendo o milho o principal produto transportado. No Distrito Federal, em comparação com o mês anterior, os preços do frete para as praças de Araguari (MG), Santos (SP) e Paranaguá (PR) apresentaram leve variação positiva, e aqueles com destino às praças de Uberaba (MG) e Oswaldo Cruz (SP) tiveram leve variação negativa.

 

 

LEIA MAIS 

Brasileiros que estavam na Cisjordânia são resgatados

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress