12 de junho de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Febre aftosa: entenda a causa e como ela é transmitida

Território brasileiro é reconhecido como livre da enfermidade desde 2018, com sete estados considerados zonas livres sem vacinação

Apesar do território brasileiro ser reconhecido como livre da febre aftosa desde 2018, os pecuaristas precisam seguir atentos à essa doença infecciosa aguda, que provoca febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.

Segundo uma cartilha do governo federal, a sua origem está em um vírus, que tem sete tipos diferentes e pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após sua detecção.

A transmissão da febre aftosa acontece a partir de qualquer objeto com fontes de infecção como saliva, leite e fezes dos animais afetados. Ela também é transmitida pela movimentação de animais, pessoas, veículos e outros objetos contaminados, assim como calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

Brasil tem o menor custo de produção de suínos vivos entre 17 países 

Nova variedade de pessegueiro permite colheita após período da safra

- Publicidade -

COMO COMBATER A FEBRE AFTOSA?

Uma das principais formas de combater a doença é a partir da vacinação dos animais, especialmente de bovinos e búfalos, que têm papel fundamental na erradicação e prevenção.

No Brasil, a vacinação contra a febre aftosa é praticada em todos os estados e no Distrito Federal. As únicas exceções são Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso, que possuem certificação internacional como zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Bolsonaro é condenado à inelegibilidade pela segunda vez

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress