20 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Mulheres não apenas recebem flores, elas também colhem e transportam

Presença feminina já representa quase 50% dos trabalhadores no setor

A floricultura é o segmento que mais emprega mulheres (Foto: Freepik)

Da mesma maneira que o Dia Internacional da Mulher ganha protagonismo no calendário do mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais, representando hoje 8% do faturamento anual do setor, cresce a presença de mulheres na floricultura nacional: da produção à comercialização direta ao consumidor, passando pelas áreas de gestão, de direção das cooperativas e empresas e até transporte.

Hoje, dentro do agronegócio, a atividade é o segmento que mais emprega mulheres, com uma média de quase 50% de empregabilidade feminina, chegando a 63%, dependendo da região. Os dados são da Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura).

Exemplos de presença feminina na floricultura

Vilma de Almeida, por exemplo, é produtora de rosas de corte em Atibaia (SP). Além de cuidar pessoalmente da plantação, colheita e embalagens das rosas, ela também é a motorista do caminhão usado para abastecer o box do Ceaflor, onde faz a comercialização há 2 anos.

Ela conta que, com exceção do transporte, que só ela faz, as demais atividades envolvem outras cinco mulheres que atuam na propriedade, ratificando a presença feminina na produção de flores e plantas ornamentais no Brasil.

Já a jovem produtora de plantas para paisagismo, Maria Luiza Caetano, de 23 anos, decidiu seguir os passos da mãe, Gilmara, na propriedade da família em Artur Nogueira, interior de São Paulo. A exemplo da produtora de Atibaia, Maria Luiza tem boxes no Ceaflor, onde comercializa os produtos para diferentes regiões do país. Ela conta que trabalha seis dias por semana, sendo três como produtora e três comercializando produtos.

Maria Luiza Caetano, em seu box no Ceaflor (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM

Composto encontrado em semente de maracujá melhora protetores solares

SP mantém liderança em produção de frutas

- Publicidade -

Tendências de mercado para o Dia Internacional da Mulher de 2024

De acordo com o Ibrafor, o momento é muito forte para buquês e, por esse motivo, o mercado já apresenta alta demanda de rosas, alstroemérias, lírios, gypsofila, áster, cravos e folhagens nobres. Nos vasos, as opções são com flores como as azaleias, violetas, kalanchoes, tulipas e as orquídeas multifloras.

Já para as flores de corte, principais produtos procurados nesta data, o diretor do instituto, Renato Opitz diz que o aumento previsto é de 15% a 20%. Isto porque a data, este ano, é comemorada em uma sexta-feira, dia da semana que favorece o impulsionamento das vendas.

LEIA TAMBÉM

Inscrições para concurso de cafés especiais torrados estão abertas; veja como participar

- Publicidade -
- Publicidade -
plugins premium WordPress