29 de fevereiro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Como bloquear celular roubado?

Com o serviço “Celular Seguro”, do governo federal, ao detectar um roubo, os usuários podem alertar instantaneamente as operadoras de telefonia e os bancos

“Celular Seguro” oferece o serviço de bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários

Com a chegada do Carnaval e das grandes festas de rua, é essencial estar preparado para possíveis contratempos, especialmente quando se trata da segurança do seu celular. Para isso, o governo federal lançou em dezembro do ano passado um sistema para bloquear celulares roubados ou furtados em todo o país. O serviço “Celular Seguro” promete que a vítima poderá bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

O acesso é feito por meio do cadastro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. Os aparelhos podem ser registrados via site ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Como o serviço funciona?

Quem estiver cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por meio de um computador. Após o envio do alerta, as instituições financeiras e empresas de telefonia que aderiram ao projeto farão o bloqueio. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa também estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.

Além disso, a ferramenta não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos.

LEIA TAMBÉM

Como proteger o celular no Carnaval?

Carnaval 2024: veja 5 dicas para proteger seus apps bancários

- Publicidade -

Como bloquear celular roubado?

Veja abaixo o passo a passo de como bloquear o celular utilizando o “Celular Seguro”:

  • Acesse o site do serviço Celular Seguro.
  • Utilize login e senha da sua conta gov.br ou, caso não tenha ainda, crie uma conta.
  • Ao fazer o login pela conta gov.br e aceitar os termos de uso, você verá uma tela com três opções: cadastrar o telefone, indicar as pessoas de confiança e registrar a ocorrência.
  • Ao escolher a opção registrar telefone, o usuário encontrará um botão azul repetindo a opção “registrar telefone” e, ao clicar, precisará preencher os dados como marca, modelo, operadora e número de série, além do número da linha de telefone
  • Após tudo preenchido, clique em cadastrar.
  • Para indicar a Pessoa de Confiança, é necessário voltar à tela principal e clicar nessa opção. Clique no botão azul escrito “cadastrar contato” e forneça os dados solicitados, como nome, telefone, CPF e email. Ao finalizar, clique em “cadastrar”.
  • Para notificar roubo ou furto, acesse a opção Registrar Ocorrência na tela inicial. Ao clicar na opção, aparecerá uma tela com o botão “Meus telefones” e “Telefones de confiança” disponíveis. Ao selecionar o botão “Meus telefones”, aparecerá uma tela com o(s) telefone(s) já cadastrado(s). 
  • Clique no botão amarelo “Alerta” do telefone desejado e preencha as informações restantes, como data, local e tipo de ocorrência (roubo, furto ou perda). Ao finalizar, clique em “emitir”. Esse aviso emitirá alertas para instituições participantes para que tomem as ações necessárias, como bloqueio de aplicativos financeiros.

Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS

Relembre 6 tecnologias pioneiras que completam 30 anos em 2024

- Publicidade -
plugins premium WordPress