*Por Adriana Bastos
Depois de um bom tempo de férias, passeios, diversão, tempo livre para brincar e maior convivência com a família, voltar à rotina para começar o ano letivo pode ser um baita desafio para as crianças e suas famílias, então, vou sugerir algumas dicas para uma melhor adaptação escolar de todos.
Se organizem com antecedência
Uma boa atitude é se organizar com antecedência para ir entrando no clima do novo ano. Vocês podem envolver os filhos nessa atividade pedindo que os mesmos separem o material didático disponível, fazendo pesquisa de preço e escolhendo o que precisam comprar. Aproveitem para fazer desse momento um aprendizado de consumo consciente.
Ajuste os horários
Retomar à rotina pode ser muito mais fácil se um pouquinho antes de acabar as férias vocês puderem ajustar os horários de dormir, de acordar, de comer e do tempo limite das telas e dos jogos para que os filhos possam ir se adaptando à mudança de forma gradual.
LEIA TAMBÉM
Como educar filhos com autonomia para vida?
Quais benefícios da academia para a saúde mental?
Acolhimento e paciência
Para as crianças menores pode ser mais desafiador essa adaptação escolar por causa da ansiedade da separação dos pais. Nesse caso, é importante que a figura de apego da criança combine com a escola para passar um tempinho maior no ambiente escolar para ela se sentir mais confortável e tranquila com o novo. Acolher o choro e dar colo pode ajudar os pequenos a vencerem o medo de ficar longe dos pais, a tristeza e a ansiedade. Outra dica é: na hora da saída seja pontual para pegar as crianças. Isso fortalece o vínculo de segurança entre vocês.
Se existe mudança de escola, de cidade ou até mesmo de país, a família precisa desenvolver mais paciência com a fase de adaptação e é bom ficar atenta aos comportamentos e sinais de alerta de ansiedade nas crianças. O apoio e o encorajamento para os filhos superarem os novos desafios pode acontecer com uma maior abertura para o diálogo.
Ansiedade para os pais
Agora, vamos falar da ansiedade e sentimentos que envolvem os pais nesse tempo de adaptação escolar. Para as mães é, especialmente, difícil, perceber o desconforto emocional dos filhos, os choros, as birras e as dificuldades da criança em lidar com as frustrações naturais do processo de crescimento deles. Vai passar, muita calma nessa hora. A parceria da escola com a família é importante epode ser de grande valia para os períodos de maiores turbulências e adaptação à nova realidade.
LEIA MAIS
Falso Ozempic é identificado pela OMS; como saber se o medicamento é verdadeiro?