
É uma Unidade de Conservação Federal, sob gestão da Prefeitura de Campinas (por meio da Fundação José Pedro de Oliveira) e subordinada ao Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente. Por isso, só é possível entrar com autorização prévia e acompanhamento de monitores da Fundação. Em seus 9 Km de perímetro, rico em fauna e flora nativa, são realizadas atividades educativas, de pesquisa e educação ambiental.
Fiz a visita monitorada à Mata meses atrás, o que para mim foi uma grande e bela descoberta! Falo sobre essa experiência em post especial Nas Trilhas da Mata de Santa Genebra, que também conta com informações históricas e imagens inspiradoras. Então, vamos ao que interessa? Tudo que precisa saber para planejar sua participação em uma visita monitorada à Mata.
Visitas monitoradas diurna e noturna na Mata de Santa Genebra
Para o público em geral, há dois tipos de visita à Mata de Santa Genebra: a diurna e a noturna, ambas em grupo e gratuitas (nenhuma taxa é cobrada). A diurna ocorre mensalmente, sempre no primeiro domingo de cada mês, a partir das 9h. A visita noturna à Mata de Santa Genebra, acontece uma vez a cada dois meses, em noite de Lua cheia, em data informada previamente no site da Fundação José Pedro de Oliveira.
O percurso da visita monitorada diurna tem aproximadamente 5 km, dos quais 1,2 km é de caminhada por trilha no interior da mata e os outros 3,8 km pela estrada que contorna a floresta. Para participar das visitas, é necessário inscrever-se antecipadamente, preenchendo um formulário no site da Fundação.
Durante a visita à Mata, é obrigatório usar calça comprida e calçado fechado (recomendo jeans e bota de solado baixo e confortável). É indicado usar protetor solar e repelente de insetos e levar água para consumo. Também é recomendado que os participantes tenham tomado a vacina contra a febre amarela há mais de dez dias. A seguir, mais detalhes sobre a visita monitorada à Mata de Santa Genebra, em Campinas.
Sobre as visitas à Mata de Santa Genebra:
ONDE: Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo, Campinas-SP.
QUANDO: As visitas monitoradas diurnas ocorrem no primeiro domingo de cada mês, a partir das 9h, mediante inscrição prévia no site da Mata de Santa Genebra com uma semana de antecedência. As visitas noturnas são a cada dois meses, também mediante inscrição no site.
QUANTO CUSTA: Gratuito.
MAIS INFORMAÇÕES: (05519) 3749-7200, contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br.
Referências:
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação José Pedro de Oliveira.
* Texto e foto: Michele da Costa/ Embarque40Mais (@direitosreservados).
Esse post foi útil para você? Conte nos comentários!
Apoie o Embarque40Mais, visitando o site e nos seguindo nas redes sociais:
FACEBOOK INSTAGRAM PINTEREST