Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Você está preparado para atuar no competitivo mercado de trabalho?

Já estamos quase na metade de 2019 e o que você fez até agora para realizar seus planos prometidos no começo do ano?

| ACidadeON/Ribeirao


Já estamos quase na metade de 2019 e o que você fez até agora para realizar seus planos prometidos no começo do ano? Se ainda está em dúvida, preste atenção: é hora de partir para a ação.

Como sabemos, o atual cenário político e econômico do país ainda traz algumas incertezas, mas felizmente a economia está dando sinais de uma leve recuperação claro que seria bom se avançasse com maior rapidez. Afinal, a crise dos últimos anos foi profunda e deixou grandes sequelas. Assolou empresas, sucateou parques fabris e gerou mais de 10 milhões de desempregados.

Avaliando por outro parâmetro, é importante ressaltar que muitos desses profissionais desempregados possuem experiência, qualificação e estão prontos para assumir novas posições no mercado.

Mas, é preciso estar atento e saber que as seleções atuais de candidatos estão mais rigorosas e possuem um nível elevado de exigências em relação às vagas disponíveis.

Ocorre que nestes novos tempos o mercado de trabalho também ficou mais complicado, em especial para as empresas, que precisam produzir cada vez mais, com cada vez menos recursos físicos, financeiros, materiais e humanos.

Exemplo: se no passado uma empresa desligou três trabalhadores de uma determinada posição, por conta da crise, no momento atual contratará apenas um para executar o mesmo trabalho.

Isto significa que a vantagem nesta "disputa" será para aquele candidato que se manteve atualizado e buscou conhecimentos e experiências que possam destacá-lo em meio aos demais. É como um atleta de alta performance, que treina sistematicamente para estar preparado para quando chegar o momento da prova.

Mas, o que fazer para manter este alto desempenho?

A resposta é estabelecer metas pessoais que envolvam investir em formação sólida, sejam cursos curtos ou longos, técnicos, profissionais ou culturais. Além do "título", o estudo contribui muito para uma carreira mais promissora e para uma qualidade da vida pessoal.

O importante é tentar se reciclar continuamente, sempre focado no seu aperfeiçoamento profissional, além de manter uma rede ativa de relacionamentos. Aquele que não seguir por esse caminho estará fadado a ficar fora do mercado de trabalho.

Esse conselho é também dirigido para quem está empregado, mesmo que tenha tônus para o trabalho e realize suas tarefas com esforço, honestidade, empenho e profissionalismo, acreditando que já sabe o suficiente para manter sua posição na empresa. Muita atenção: só isto não basta mais. Hoje em dia o mundo muda a cada segundo. 


*José Eduardo Fernandes é mestre em Educação, gestor de Recursos Humanos e coordenador da pós-graduação em Gestão de Pessoas da FAAP Ribeirão Preto

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON