10 maneiras de como decorar uma sala estreita e comprida

Dicas para escolher as melhores opções de móveis, além de técnicas de decoração para fazer os pequenos espaços parecerem maiores

| ACidadeON Campinas -

Hoje o tema será bem específico, abri uma caixinha de perguntas no meu Instagram @raquelsabbagh.interiores para que os meus seguidores pudessem escrever qual é a pauta que eles gostariam de ler por aqui.  

Entre as sugestões apresentadas essa foi uma das mais solicitadas "Como decorar uma sala estreita e comprida?" Separei algumas dicas para você decorar esse ambiente ressaltando as suas potencialidades. 

1. Avalie o espaço disponível, cômodos como estes necessitam de mais cuidados na hora da escolha da mobília. Verifique quais são as funções do ambiente, identifique os locais estratégicos para cada móvel e busque o tamanho correto de cada mobília.
Esse estudo evitará que o ambiente pareça menor do que é realmente. 

2. Quando for escolher a paleta de cores para o ambiente, as tonalidades mais claras e neutras são ideais para os revestimentos e para a mobília em geral. Visto que elas permitem mais claridade e dão a sensação de amplitude ao local.
Caso já tenha uma peça escura, como por exemplo o sofá, opte por uma manta e almofadas mais claras.  

Cores neutras e claras dão a sensação de espaços mais amplos

 

3. Uma das peças mais importantes e que dispõe de bastante espaço da sala é o sofá. Por isso, prefira o modelo com assento e encosto fixos, braços finos e pés aparentes.
Normalmente em busca de mais conforto, escolhemos o extensível e reclinável. No entanto, não é a melhor opção, visto que eles são muito volumosos para as salas estreitas.    


Sempre que estiver lidando com espaços pequenos use móveis com pés expostos. Outro ponto positivo nesta imagem é a mesa acoplada que permite encaixar no sofá, contribuindo para otimizar o espaço

Claro que devemos priorizar o conforto, por isso sugiro os puffs para fazer a função do sofá extensível. Será interessante que eles tenham a mesma cor e material do sofá, ou cores que combinem, para mais harmonia ao local.

Além dos puffs serem utilizados para o relaxamento, também serão uteis como apoio. 

4.  Móveis planejados como o painel de TV são ideais, pois aumentam a circulação. Mas caso prefira móvel solto, escolha um rack que os pés sejam aparentes. Poder visualizar o piso todo dá a sensação de continuidade e que o espaço é mais amplo. 

5. Tapete: Sempre escolha tapetes maiores que o sofá, peças menores irão delimitar o espaço e parecer ainda menor. Se optar por listras na estampa, escolha as horizontais, elas dão a sensação de ampliar a largura do local. 

6. Se o revestimento do seu piso for escuro, certamente ele irá contribuir para que a sala pareça ainda mais compacta, uma dica para suavizar essa impressão é escolher um tapete mais claro. 

7. Insira além da luz central, outros pontos de iluminação. Essa solução irá deixar a sala mais aconchegante. Cada cantinho iluminado vai parecer que o ambiente possui mais funções. 

8. Móveis com encostos mais baixos e vazados dão a sensação de leveza e contribuem para que as pessoas percebam os ambientes maiores do que eles realmente são.  

Móveis vazados dão leveza ao ambiente

9. Os espelhos são peças que contribuem para a décor e ampliam o espaço. Mas cuidado com o excesso para não ficar um ambiente cansativo.

10. Para a mesa de jantar, a redonda é a melhor opção. Ela facilita a circulação do local e normalmente permite mais um convidado à mesa. O tampo de vidro também é uma ótima solução para ambientes estreitos, são discretos e quase imperceptíveis. Para quebrar a "frieza" do vidro escolha os pés de madeira.  

Quando o assunto for a mesa da sala de tv ou de estar, prefira aquelas que ficam acopladas ao sofá ou as mesas de canto. Dependendo da largura do ambiente é inviável uma mesa de centro.

Essas foram as minhas sugestões, espero que possa aproveitá-las em seu espaço. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato eu posso te ajudar!

Um beijo e até breve
@raquelsabbagh.interiores