Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Unicamp pode ter vestibular mais curto e com questões por área

Comvest vota hoje mudanças na prova de admissão dos estudantes. Entre elas, está a redução de três para dois dias de prova na 2ª fase do vestibular

| ACidadeON Campinas

Votação sobre as mudanças começa às 10h de hoje. Foto: Código 19

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vota nesta quinta-feira (14) mudanças na prova de admissão dos estudantes. A votação ocorre a partir das 10h na Câmara Deliberativa da Comissão, no próprio campus.

Entre as mudanças, está a redução de três para dois dias de prova na segunda fase do vestibular. A segunda é a mudança no conteúdo - a ideia é fazer uma prova por área de interesse do aluno, além de criar um campo interdisciplinar.

A ideia é que o candidato poderá escolher perguntas por disciplina na fase de conhecimentos específicos, segmentando os alunos já no vestibular para exatas, humanas ou biológicas.
 
LEIA TAMBÉM  
Quinta-feira de sol entre nuvens e chuva ao longo do dia 
Vídeo: Homem mata casal dentro de posto de combustível
 

Segundo o coordenador do Comvest, José Alves Freitas Neto, a votação não deve ser adiada ou suspensa, uma vez que é preciso dar tempo hábil aos estudantes entenderem as mudanças - e dar tempo de estudar para o novo formato.

"Hoje temos uma prova universal, de todas as áreas, para todos os estudantes. A ideia é trazer uma perspectiva interdisciplinar", explicou. O professor garantiu ainda que a prova de primeira fase não mudará "absolutamente nada".

A votação será decidida por maioria simples e 58 professores e professoras de todos os cursos de graduação participam.

ÚLTIMO VESTIBULAR

O último vestibular da Unicamp, no ano passado, foi o primeiro com cotas étnico-raciais implementadas. Isso garantiu que 38,2% dos estudantes que entraram na Unicamp são autodeclarados pretos ou pardos e 48,7% são de escola pública. Ontem, a Comvest informou que montou uma comissão para investigar denúncias de fraudes nas cotas étnico-raciais (LEIA MAIS AQUI).

Foram oferecidas 2.589 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp pelo Vestibular Unicamp e outras 645 vagas pela modalidade Enem-Unicamp.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook