Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Dados vazados do SUS incluem quase 10 mil campineiros

Um hacker divulgou os dados de mais de 2,4 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde nesta quarta; destes 9.910 são de Campinas

| ACidadeON Campinas

Fila para atendimento no pronto-socorro do Hospital Ouro Verde, em Campinas (Foto: Renan Lopes/ACidade ON) 

Um hacker divulgou nesta quarta-feira (11) os dados de 2,4 milhões de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em um site. A base de informações inclui o nome completo, nome da mãe, endereço, data de nascimento e CPF dos usuários atingidos. Destes, quase 10 mil são campineiros.

O ACidade ON Campinas teve acesso à lista vazada e confirmou que 9.910 dos usuários que tiveram seus dados vazados são de Campinas.

O ativista hacker conhecido nas redes como Tr3v0r procurou o Ministério da Saúde para informar sobre a falha de segurança no final de março. Como não obteve retorno e nada foi feito, ele decidiu tornar os dados que conseguiu públicos.

Tr3v0r não divulgou qual foi a falha do sistema do SUS que permitiu que ele obtivesse tais dados. Ainda segundo o ativista hacker, o sistema continua com o erro que permite a coleta das informações.

Depois da divulgação do vazamento, o hacker anunciou em uma rede social que mudaria o servidor que armazena o site com a base de dados para a deep web por questões de segurança. Segundo ele, o site vem recebendo ataques que tentam derrubá-lo.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO

Em nota publicada em seu site oficial, o Ministério da Saúde afirma que a denúncia foi encaminhada para a Polícia Federal para investigação criminal.

Ressalta ainda que, "após análise preliminar realizada pela pasta, não há indícios que as informações disponibilizadas são de origem da base de dados de usuários do Cartão Nacional de Saúde, pois foram realizadas consultas e não encontramos estes registros em nossa base nacional".

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON