Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Detran e Prefeitura estudam novo local para exames de CNH

Atualmente o exame é feito na Praça de Esportes José Gentil Franco de Campos, no Jardim Aurélia. O problema é que o local não tem estrutura adequada

| ACidadeON Campinas

Reunião para tratar o tema aconteceu no início dessa semana. Foto:Divulgação

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) começou um estudo em conjunto com a Prefeitura de Campinas para definir de um novo local para a realização dos exames práticos de direção para a retirada de CHN (Carteira de Habilitação Nacional) no município.

Atualmente o exame é feito na Praça de Esportes José Gentil Franco de Campos, no Jardim Aurélia. O problema é que o local não tem estrutura adequada. Por exemplo, não há banheiros suficientes e nem acessibilidade para atender cerca de 300 pessoas por dia. Durante a semana passam pelo local entre 700 e 1 mil pessoas.

Outro problema do ponto é que, além da prova do exame de habilitação, no entorno da praça também são feitos os treinamentos das autoescolas. Vizinhos também reclamam da movimentação diária no local e do tráfego de veículos em treinamento que se forma.

Segundo o órgão, três locais estão sendo analisados para essa mudança que deve acontecer ainda neste ano.

Na última terça-feira (6), uma reunião sobre o assunto aconteceu na Secretaria de Esportes para discutir alternativas. Participaram do encontro a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Célia Leão, o secretário municipal de Esportes Dario Saadi, o vereador Jorge da Farmácia (PSDB) e representantes do Detran e da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), além de representantes de autoescolas.

"Além do fluxo intenso, o local não tem acessibilidade nenhuma e de sexta-feira acontece as provas das pessoas com deficiência. Elas acabam ficando sem ter condições de uso", explicou o secretário de esportes.

"As queixas são feitas tanto por moradores quanto por candidatos. No caso de pessoas com deficiência, por exemplo, o problema é ainda maior já que não existem abrigos ou rampas de acesso. Além disso, a manutenção dos banheiros é precária", afirmou o vereador, que é presidente da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Câmara de Campinas.

O secretário afirmou que o problema deve ser resolvido em até dois meses. "Há três possibilidades de áreas que estão passando por análise. Acredito que em até dois meses isso seja resolvido. O Detran só precisa alinhar o novo local porque ele deve seguir as normas do Código Nacional de Trânsito", afirmou.

Por meio de nota o Detran destacou que a mudança de local vai atender todas as necessidades dos usuários do sistema, inclusive aqueles com deficiência. A nota ainda ressalta que o local atual segue as normas federais de trânsito.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON