Aguarde...

cotidiano

Defesa Civil emite alerta para chuva forte em Campinas

Alerta inclui dez regiões do Estado de São Paulo e é válido até segunda-feira (13)

| ACidadeON Campinas

Alerta da Defesa Civil começa a valer a partir de sábado (11) (Foto: Léo Pinheiro /Codigo19)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes na região de Campinas a partir deste sábado (11). A previsão é válida até segunda-feira (13) e o órgão não descarta riscos para transtornos, como deslizamentos, desabamentos, enchentes, alagamentos e ocorrências relacionadas com raios e vento.

Segundo a Defesa Civil, esses transtornos ocorrem tanto por conta das pancadas de chuva que virão aliadas ao aumento da umidade do solo com as precipitações que já ocorreram.

O alerta foi emitido pois uma nova frente fria somada com o calor do verão podem intensificar as chuvas. Segundo a Defesa, sábado terá clima similar ao ocorrido durante a semana, marcado por chuvas intensas, com fortes rajadas de vento e descargas elétricas.

Já domingo e segunda-feira, a chuva será de intensidade menor, mas com maior constância e duração. Além disso, é esperado aumento no volume ao longo do dia, o que deixará os acumulados mais elevados.

OUTRAS REGIÕES

Os modelos meteorológicos indicam que no centro e faixa leste do Estado (regionais de Bauru, Marília, Sorocaba, Itapeva, Campinas, Araraquara, Grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba) o risco de transtornos será maior.

O recomendado, portanto, é que a população evite enfrentar alagamentos ou enxurradas, não permaneça embaixo de árvores e tenha atenção com trincas e rachaduras nos imóveis.

Mais do ACidade ON