Publicidade

cotidiano

Concha Acústica do Taquaral ganha nome de Benito Juarez

Prefeitura sancionou lei que homenageia maestro que morreu neste ano

| ACidadeON Campinas -

Concha Acústica, na Lagoa do Taquaral (Foto: Divulgação Prefeitura)

A Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, em Campinas, agora traz o nome do Maestro Benito Juarez. A lei, que foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 15 deste mês, foi sancionada na última sexta-feira (30) pelo prefeito Jonas Donizette (PSB).  

Com o texto, o equipamento cultural da cidade ganha no nome do maestro, que comandou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 25 anos, de 1975 a 2000. Até então, a Concha Acústica homenageava o músico Beethoven.  

Benito Juarez morreu em 3 de agosto deste ano, ele foi um dos fundadores do Instituto de Artes da Unicamp, em 1970, e um dos idealizadores do Curso de MPB (Música Popular Brasileira) primeiro e único nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo.  

Além disso, o maestro dundou o Coral da USP e foi um dos grandes incentivadores de constituição de corais nas Universidades Públicas de São Paulo.  

Com ele, a Sinfônica de Campinas obteve reconhecimento nacional e internacional. Um dos momentos emblemáticos da trajetória foi o histórico concerto em favor das Eleições Diretas, em 1984. Sob a batuta dele, a Orquestra ainda foi a primeira a receber o grande prêmio pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.  

Para Samuel Proença, presidente da AMOSMC (Associação de Músicos da Orquestra Sinfônica de Campinas), a mudança de nome se justifica já que foi naquele local que Benito Juarez ajudou a popularizar a orquestra na cidade e levou o nome da mais antiga orquestra do país para todo o Brasil.  

"O maestro Benito realizou um importante trabalho de reestruturação e popularização, elevando o nome da orquestra e da cidade a patamares nacionais e internacionais e fazendo com que nossa cidade fosse reconhecida não só pela pujança nas áreas econômica, tecnológica e acadêmica, mas também na cultural", afirmou.  

A ESTRUTURA  

A Concha Acústica do Taquaral foi inaugurada em 1976 e conta com uma capacidade de 2 mil lugares, aproximadamente, condição que o torna adequado para a realização de eventos de pequeno a médio porte, ao ar livre.

O projeto é uma réplica da concha do Lincoln Park, em Nova Iorque (EUA). O Auditório Beethoven possui um palco de 140 m² de extensão e a concha como um todo tem 14m de altura.  

Nos últimos anos, o local passou por duas reformas. A maior, em 2013, incluiu troca do piso do palco, reestruturação da iluminação, recuperação do concreto e das arquibancadas e construção de rampas para acessibilidade, entre outros. Em 2018 houve novas intervenções estéticas.

Mais notícias


Publicidade