Novo equipamento para cirurgias endovasculares é lançado no HC

Angiógrafo deve começar a ser usado no fim de agosto, diz hospital.

    • ACidadeON
    • ACidade ON
Divulgação
Novo equipamento para cirurgias endovasculares começa a operar no final de agosto

O Hospital de Clínicas da Unicamp será o primeiro hospital do SUS no País a disponibilizar para os pacientes um equipamento que poderá dar agilidade na realização de cirurgias endovasculares. O equipamento, segundo o HC, permite precisão no diagnóstico e segurança ao paciente. A entrega oficial foi na manhã desta sexta-feira (11).

O angiógrafo INFX-8000C tem a possibilidade de reconstrução em segundos, de imagens em 3D de alta qualidade sem precisar mover o paciente ou o aparelho de posição. Além disso, com base nessas imagens, são fornecidas medidas precisas como comprimento e diâmetro para a intervenção endovascular. O aparelho deve começar a ser usado no final de agosto. 

Foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões na suíte endovascular, com recursos do Programa de Estruturação da Rede de Atenção Especializada, do Ministério da Saúde. Deste total, R$ 2,1 milhões foram destinados ao equipamento, enquanto o restante de verba foi aplicada na reforma da sala, foco cirúrgico de LED e sistema de ar-condicionado. Para entrar em operação foram necessários 10 meses em obras de adequações.

A equipe de cirurgia vascular realiza em média, 20 cirurgias por semana, sendo que 60% são endovasculares. Atualmente, de acordo com a unidade médica, somente sete instituições particulares contam com esse recurso no Brasil.


0 Comentário(s)