Aguarde...

Colunistas

Telemedicina: o futuro é agora

Os benefícios e vantagens desse tipo de atendimento se baseiam, principalmente, na ampliação do acesso à saúde

| Especial para ACidade ON

Walmando Fernandes (Foto: Divulgação)

Depois de décadas em discussão pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina foi aprovada em pouco mais de um mês devido à pandemia pela Covid-19. Agora, tudo indica que ela chegou para ficar. A Lei 13.989, de abril desse ano, que regulamentou o uso da telemedicina no Brasil durante a pandemia, foi ampliada com um novo trecho. No final de agosto, o Congresso aprovou que o CFM poderá regulamentar a prática após o período de crise causada pelo novo coronavírus.

Os benefícios e vantagens desse tipo de atendimento se baseiam, principalmente, na ampliação do acesso à saúde para a população. Antes mesmo dessa resolução, a Porto Seguro Saúde já assumia um papel de precursora com o serviço de orientação médica por telefone, por meio do programa Alô Saúde. Há dois anos, foi lançada a plataforma de orientação médica aos segurados por telefone e vídeo chamada.

A plataforma funciona como um serviço de orientação e triagem médica, com uma equipe multidisciplinar de profissionais para apoiar o paciente em caso de dúvidas sobre um diagnóstico ou tratamento, fornecendo suporte abrangente por médicos e enfermeiros, também conta com orientação nutricional, esportiva e apoio a gestante. Além disso, a Porto Seguro Saúde disponibiliza para seus segurados uma plataforma de atendimento psicológico online. Através dela é possível direcionar a sessão para os diversos temas à disposição como família, relacionamento afetivo, estresse e ansiedade e desenvolvimento profissional. Atualmente um dos temas mais acessados está relacionado às incertezas atuais e futuras. Tudo com privacidade e sigilo do atendimento.

Com a telemedicina é possível levar médicos a locais e pessoas que antes não tinham condições de atendimento. Além disso, a telemedicina também traz vantagens aos profissionais da área da saúde, que passam a ter acesso às técnicas dos especialistas não só no apoio para solução de problemas, mas também ao aprender e obter mais conhecimento.

Por isso, é importante que a telemedicina permaneça na rotina das pessoas mesmo depois da pandemia. Ainda é necessário ter a certeza de como essa prática será tratada pós-crise Covid-19, para então planejar melhorias, como a maior integração com rede de farmácias e encaminhamentos inteligentes para tratamentos e especialidades.

Nascido em São José dos Campos, Walmando Fernandes formou-se pela Universidade do Vale do Paraíba e tem MBA em Gestão Empresarial pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Está no mercado de seguros há 21 anos. Ingressou na Porto Seguro no ano de 1998, inicialmente na área de atendimento. Atuou em diversas áreas internas até tornar-se gerente do escritório de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, onde permaneceu por 9 anos. Assumiu a gerência da Sucursal Sorocaba em 2007 e chegou a Campinas no ano de 2010 e, desde então, lidera a operação local da seguradora, uma das maiores do País.

Mais do ACidade ON