Aguarde...

cotidiano

Pelo quinto dia seguido, isolamento fica abaixo de 50% em Campinas

Apesar do aumento de casos na última semana, cidade não atinge média recomendada

| ACidadeON Campinas

Cidade continua registrando aglomerações e isolamento abaixo do ideal (Foto: Denny Cesare/ Código 19)
Apesar do aumento de casos confirmados, o isolamento social, medida adotada para prevenção do novo coronavírus, tem se estagnado e pelo quinto dia seguido apresenta o índice abaixo de 50% de adesão em Campinas.  

Na cidade, foram confirmados neste sábado mais dois óbitos por covid-19. Até o momento, Campinas registra 53 mortes e 1.183 casos confirmados da doença na cidade, número que tem sofrido aumentos representativos durante essa semana.  

No entanto, a taxa de adesão as medidas recomendadas pela vigilância epidemiológica e órgãos de saúde não tem surgido efeito. Desde o último domingo (17) a cidade não atinge a meta, tida como requisito para a flexibilização do comércio.  

No domingo, o índice foi registrado em 54%- o número têm se mostrado maior em fins de semana e feriados. Já na segunda-feira (18) o índice já caiu para 48%, e desde terça-feira têm se mantido na taxa de 47%, que permaneceu nesta sexta-feira (22). Os dados são divulgados pelo Simi- SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo), que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.  

Nesta semana, como medida para tentar aumentar esse número, a Câmara Municipal aprovou a proposta da Prefeitura, adiantando feriados e criando nesta semana um "megaferiadão", entre segunda a quarta-feira, para tentar ampliar o número de pessoas em casa.  

As cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) também registraram números abaixo do esperado. A única em que o isolamento ultrapassou Campinas foi Vinhedo, que registrou o isolamento de 49% nesta sexta-feira.  

De acordo com o Centro de Contingência do coronavírus o índice ideal de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus é de 70%.  

Veja os dados do isolamento na região nesta sexta-feira:

- Americana: 44%
- Campinas: 47%
- Hortolândia: 44%
- Indaiatuba: 47%
- Itatiba: 42%
- Paulínia: 45%
- Santa Bárbara d'Oeste: 42%
- Sumaré: 44%
- Valinhos: 47%
- Vinhedo: 49%


Mais do ACidade ON