Aguarde...

cotidiano

Prefeitura dá novo prazo e coleta seletiva volta no fim do mês

Há um mês, Administração disse que serviço voltaria no começo de setembro; separação de lixo reciclável está suspensa desde março por conta da pandemia

| ACidadeON Campinas

Coleta de lixo reciclável está suspensa desde março em Campinas (Foto: Reprodução/ETPV)

A Prefeitura de Campinas prorrogou o prazo dado em agosto para a volta da coleta seletiva na cidade, suspensa desde o 27 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. A data inicial era no início deste mês, mas agora ficou para o final deste mês.

Em nota, a Administração explicou que ela e as cooperativas estão se preparando, com base nas recomendações sanitárias contra a covid-19, para a retomada das atividades. Segundo a Prefeitura, estão em andamento a compra de mais EPIs e de uniformes e a adaptação do ambiente de trabalho.

Durante este período de pandemia, os cooperados estão recebendo assistência, informou também. Em agosto, a Prefeitura havia se posicionado sobre o assunto em reportagem do ACidade ON Campinas.  
 
LEIA TAMBÉM 
Ação no Cambuí autua bares com aglomeração e fora de horário
Especialistas avaliam situação do país após seis meses de pandemia  
Universidade de Oxford retoma os testes para vacina da covid-19
 

Na época, as cooperativas de catadores da cidade fizeram um protesto devido as dificuldades que estavam passando - especialmente financeiras (leia mais aqui). Os trabalhadores disseram também que continuaram a fazer a separação do lixo reciclável manualmente - com restos de produtos orgânicos.

Em março, quando a quarentena oficial do novo coronavírus começou, o serviço foi suspenso para diminuir o risco de contaminação de covid-19 entre os catadores. Desde então, a orientação é descartar os materiais recicláveis junto a resíduos orgânicos. Já os ecopontos continuaram abertos, recebendo resíduos como entulhos de construção civil e outros objetos.

Mais do ACidade ON