Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Pichações nazistas e ameaças xenofóbicas aparecem na Lagoa

Nos pontos, o pichador desenhou a suástica nazista além das frases "back to haiti" e "white pride"

| ACidadeON Campinas

 

Pichações apareceram em casa e poste na Lagoa do Taquaral. (Foto: Luciano Claudino/Código19)

Pichações nazistas e ameaças xenofóbicas contra haitianos apareceram nesta semana em dois lugares próximos ao Parque Portugal, na Lagoa do Taquaral, em Campinas. As pichações foram flagradas pelo repórter cinematográfico Luciano Claudino. Elas estão em uma casa particular ao lado do Largo do Café e também em um poste de luz no entorno da lagoa.

Nos pontos, o pichador desenhou a suástica nazista além das frases "back to haiti" (em tradução livre, "voltem para o Haiti"), "white pride ("orgulho branco"), "h88ligan" (do inglês, é a palavra usada para denominar pessoas que vão a jogos de futebol para brigar).

Também foram pichados os números 88 e 98 e a palavra "impacto". O número 88 é uma forma de escrever "Heil Hitler", saudação ao ditador alemão. A letra H é a 8ª do alfabeto, portanto, fica "HH", ou "Hail Hitler". Ambas as pichações ficam próximas do portão 1 da Lagoa, o principal do parque público.  O caso ocorre dois meses depois de pichações nazistas também aparecerem na Unicamp.

LEIA MAIS 

Unicamp tem pichação racista e ameaça de chacina
Unicamp abre sindicância e vai à polícia contra pichador
Suspeito de pichações nazistas na Unicamp é detido pela polícia


LIMPEZA E SEGURANÇA

A Secretaria de Serviço Públicos, responsável pela manutenção e administração da Lagoa e da cidade, disse que fez a limpeza dos postes hoje pela manhã. A informação foi passada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas. Já a casa, por ser particular, não pôde ser limpa pela Administração municipal.

Já a GM (Guarda Municipal) disse, também em nota oficial, que vai intensificar a ronda no local. A GM, inclusive, tem uma base localizada dentro do Parque Taquaral.  A GM também disse que vai verificar as câmeras de segurança da CimCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas) para tentar encontrar o autor das pichações.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também