
A BRK Ambiental, empresa responsável pelo serviço de água e esgoto em Sumaré, inicia neste sábado (17) um sistema de rodízio no abastecimento. Hoje, 30 bairros da cidade ficarão sem água. A empresa não anunciou os horários exatos que as torneiras são desligadas.
A medida foi tomada após protestos de um grupo de moradores na tarde desta sexta (16). Em alguns bairros não há água há mais de uma semana.
O rodízio tem duração prevista de 15 dias e vai atingir os bairros de sete sistemas de distribuição de forma alternada (veja a tabela abaixo). As regiões de Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão são abastecidas pela ETA II e não serão impactadas pelo rodízio.

Na quarta-feira (21), a concessionária fará atualização da situação e divulgação do detalhamento da segunda semana de rodízio (entre os dias 24 e 30 de novembro).
De acordo com a empresa, a medida é necessária pois o volume de água produzido e distribuído pela Estação de Tratamento de Água I, que fica na região central, foi reduzido em 20% por conta de problemas operacionais na estação após uma manutenção.
"A redução do volume produzido na ETA I foi necessária para a garantia da qualidade da água fornecida à população. Além da manutenção, uma paralisação no sistema de energia na última madrugada ocasionou um desequilíbrio na produção de água na última noite, que deve ser normalizado nos próximos dias", destaca a nota.
De acordo com a BRK, hospitais e escolas da região estão sendo abastecidos em regime emergencial por caminhões-pipa.
Questionada sobre os problemas, a Prefeitura de Sumaré informou que está tomando as medidas para que o abastecimento seja retomado o mais rápido possível.