Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Início de rodízio deixa 30 bairros sem água em Sumaré neste sábado

BRK Ambiental diz que esquema é necessário para manutenção em estação de tratamento

| ACidadeON Campinas

Moradores terão que se habituar ao rodízio de água em Sumaré (Foto: Pixabay) 

A BRK Ambiental, empresa responsável pelo serviço de água e esgoto em Sumaré, inicia neste sábado (17) um sistema de rodízio no abastecimento. Hoje, 30 bairros da cidade ficarão sem água. A empresa não anunciou os horários exatos que as torneiras são desligadas.

A medida foi tomada após protestos de um grupo de moradores na tarde desta sexta (16). Em alguns bairros não há água há mais de uma semana.

O rodízio tem duração prevista de 15 dias e vai atingir os bairros de sete sistemas de distribuição de forma alternada (veja a tabela abaixo). As regiões de Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão são abastecidas pela ETA II e não serão impactadas pelo rodízio.  

Veja como vai funcionar o rodízio de água em Sumaré até o dia 23 (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira (21), a concessionária fará atualização da situação e divulgação do detalhamento da segunda semana de rodízio (entre os dias 24 e 30 de novembro).

De acordo com a empresa, a medida é necessária pois o volume de água produzido e distribuído pela Estação de Tratamento de Água I, que fica na região central, foi reduzido em 20% por conta de problemas operacionais na estação após uma manutenção.

"A redução do volume produzido na ETA I foi necessária para a garantia da qualidade da água fornecida à população. Além da manutenção, uma paralisação no sistema de energia na última madrugada ocasionou um desequilíbrio na produção de água na última noite, que deve ser normalizado nos próximos dias", destaca a nota.

De acordo com a BRK, hospitais e escolas da região estão sendo abastecidos em regime emergencial por caminhões-pipa.

Questionada sobre os problemas, a Prefeitura de Sumaré informou que está tomando as medidas para que o abastecimento seja retomado o mais rápido possível.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook