Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

ARTIGO: O networking, empatia e simpatia

É necessário compreender os detalhes sob a perspectiva do outro, o seu parceiro estratégico

| Especial para ACidade ON

Eduardo Santana é empresário, palestrante e escritor (Foto: Divulgação) 

O Networking, quando praticado em alto nível, implica em construir relacionamentos profundos com pessoas que têm influência sobre seu público alvo e portanto, tem condições de recomendá-lo, ou seja, implica em conhecer e compreender seus parceiros estratégicos de verdade.

Neste sentido, para abrir o nosso entendimento e desenvolver a capacidade de gerar oportunidades comerciais relevantes e mútuas, é necessário compreender os detalhes sob a perspectiva do outro, o seu parceiro estratégico.

Dentro das nossas atividades diárias, o normal é nos preocuparmos com os nossos próprios problemas. Isto é o natural. Mas o Networking profissional nos impulsiona a quebrar este paradigma e investir parte do nosso tempo para ir ao encontro ao outro e às suas necessidades, colocar-se no seu lugar e entender seu negócio tão bem a ponto que possamos recomendar e argumentar positiva e pró ativamente em seu benefício.

A palavra que exprime exatamente esta ideia é a Empatia!

Logo, praticar Networking significa também desenvolver empatia com seus parceiros de negócios!  

A palavra de origem grega, no contexto do networking, significa participar e se envolver nas ideias e sentimentos dos parceiros de negócios. Ou seja, buscar a compreensão profunda da situação em que seus negócios se encontram. A empatia é uma escolha. Quem entende o negócio do parceiro a ponto de sofrer suas angústias é capaz de mergulhar na situação e no contexto que esse alguém está vivendo e ajudar verdadeiramente a encontrar soluções, contribuir e somar.

Volto a repetir no verdadeiro Networking em primeiro lugar se ajuda e como consequência se é ajudado! Ou seja, somos construtores de pontes que solidificam relacionamentos.

A empatia é, entretanto, diferente da simpatia, pois esta permanece em sentimentos e atitudes superficiais, efêmeros. Enquanto a simpatia indica uma vontade de agradar ao outro, a empatia faz brotar uma vontade de entender e conhecer o parceiro e seu negócio para contribuir.

A empatia remete então a uma conexão profunda, de modo a enxergar como o outro vê e sente. Já a simpatia é uma mera afeição sem necessariamente conhecer e se comprometer mais profundamente

Quando somos empáticos, entretanto, não significa que concordamos com as atitudes ou opiniões da outra pessoa, mas sim que buscamos respeitar e entender da melhor forma, sem qualquer julgamento e dispostos a contribuir da melhor maneira possível.

E você? Tem sido empático ou simpático nos seus relacionamentos comerciais? Tem ajudado verdadeiramente aqueles que te cercam profissionalmente? Experimente praticar este princípio e verá seus negócios se multiplicarem. Quando se ajuda verdadeiramente se gera um círculo virtuoso que certamente retornará em conselhos, aprendizados, negócios e oportunidades a seu próprio favor!

Eduardo Guillaumon Santana é diretor executivo do BNI Planalto Paulista e palestrante motivacional. Fundado em 1985, nos Estados Unidos, o BNI® é a maior organização de networking de negócios do mundo, presente em mais de 70 países e com mais de 250 mil empresas utilizando a ferramenta. No Brasil, são mais de 6 mil empresas associadas nos principais estados da federação. Seus membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor da organização, o GiversGain - Contribuir para Ganhar. Na Região de Campinas são 20 grupos, com mais de 550 participantes. https://eduardosantana.com.vc/

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON