Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Esportes

Paulistão: FPF lança campanha por mulheres nos estádios

Programa se propõe a incentivar a presença de mulheres nas arquibancadas

| ACidadeON Campinas

Entrevista ocorreu nesta terça-feira. (Foto: FPF/Divulgação)

A FPF (Federação Paulista de Futebol) lançou na manhã desta terça-feira (21) a campanha #ElasnoEstádio. Em sua sede, a entidade promoveu o que chamou de "entrevista seletiva" para tratar do programa que se propõe a incentivar a presença de mulheres nas arquibancadas. A ideia para este ano foi concebida a partir de duas pesquisas: quantitativa, do Datafolha, que apontou o baixo número de mulheres nos jogos; e outra, qualitativa, do Ibope/Repucom.

Encomendada a partir do desejo da Comissão de Comunicação e Marketing da FPF e Clubes em ampliar a presença feminina no futebol, a pesquisa foi realizada em dezembro, ouvindo três perfis de mulheres: as que não frequentam estádio, as que vão eventualmente e as assíduas dos jogos. O resultado do levantamento indicou que o conceito familiar ou social de que o estádio não é local adequado para mulheres é um dos principais fatores para afastar o público feminino do futebol. E que, neste contexto, as mulheres entrevistadas relatavam a falta de companhia ou incentivo em seu círculo social para frequentar as partidas. A partir dessas constatações, FPF e clubes lançam o movimento #ElasNoEstádio, cujas iniciativas serão:

Atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência. Nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender o público feminino Abertura de canal de comunicação exclusivo para mulheres darem sugestões, criticarem ou até mesmo denunciarem crimes ou ofensas: elasnoestadio@fpf.org.br; Incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios Além destas ações iniciais, que visam oferecer respaldo às mulheres interessadas em frequentar os estádios, FPF e clubes mapearão mais iniciativas que serão desdobradas ao longo do ano, a fim de atender os anseios do público feminino e proporcionar uma experiência mais atraente às torcedoras.

Mais do ACidade ON