Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Encontro sobre Cultura da Infância começa nesta terça

Até domingo, ciclo de debates e eventos focam o fazer lúdico e a infância

| ACidadeON Campinas

Evento valoriza o ato de brincar (Foto: Divulgação) 

A Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, realiza o 1º Encontro da Casa do Patrimônio sobre a Cultura da Infância Saberes e Fazeres das Brincadeiras, Rodas e Festas, desta terça (22) até o próximo domingo (27), no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo.

O ciclo de debates sobre o fazer lúdico e a infância, com referências nacionais sobre o tema do brincar, será apresentado por estudiosos do segmento. A participação do público é gratuita, mediante inscrição pelo centroculturalcasarao@gmail.com. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

"Brincar é fazer parte de uma coletividade que sente, pensa e sonha um mundo mais feliz; que enxerga na brincadeira novos caminhos para suas mais diferentes experiências diárias. Esse é um encontro de afirmação de nossa condição de seres brincantes, de afirmação de nossa alegria e disposição para o encontro com outras pessoas", diz Priscila Canderolo, da Secretaria da Educação.

O encontro reunirá os especialistas Gabriela Romeu, jornalista e responsável, entre outros trabalhos, pelo projeto Mapa do Brincar, em conjunto com a Folha de S.Paulo; Renato Nogueira, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de livros sobre a infância, o brincar e as africanidades; pesquisador Roque Soares, de Belo Horizonte, que em sua palestra abordará relatos, exibição de imagens e reflexões acerca de experiências em comunidades urbanas e rurais, elaboradas a partir da observação da cultura da infância; e a diretora Renata Meireles, que assina a direção do curta-metragem "Miradas", ao lado de Sandra Eckschmidt.

No domingo (27), das 15h às 17h, haverá o encontro "Quintal do Casarão", "um território de acontecimentos artísticos, que se desdobram em suas múltiplas linguagens: em cantos, danças, teatros, circos, narrativas de estórias, instalações, festas populares. Acontecimentos esses que afirmam um caminho para a arte e para o humano: o de 'transver o mundo', como disse o poeta Manoel de Barros", destaca Priscila.

Entre as atrações do dia, está o espetáculo "Cabeleira Doida", primeiro trabalho solo de Marília Ennes, livremente inspirado nos livros "Meu Crespo é de Rainha", de Bell Hooks, e "Cabelo Doido", de Neil Gaiman.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

22/10 Palestra com Renato Nogueira
Horário: 14h às 16h
Tema: O Poder da Infância: narrativas Ubuntu e Teko Porã para uma política em favor da natureza
A partir das leituras de tradições africanas (a filosofia Ubuntu) e indígena (filosofia Teko Porã) vamos apresentar a infância como um dispositivo político capaz de contribuir para a transformação da cidade, tornando o mundo mais brincante. A apresentação pretende defender a infância como um mote político e cultural para reaproximar o ser humano da natureza.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

23/10 Palestra com Roque Antônio Soares Junior Roquinho
Horário: 14h às 16h
Tema: "MENIN@MESTRE" - Infância e natureza
Reflexões, imagens, brincadeiras tradicionais e pequenas histórias que evidenciam a importância de um desenvolvimento humano, amparado pela natureza e seus elementos.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

23/10 Palestra com Gabriela Romeu
Horário: 19h às 21h
Tema: Inventário da Infância
Invento ou invenção cabem na palavra "inventário", que também indica uma reunião de coisas de um dado universo, real ou imaginário. E o que cabe num inventário etnopoético das infâncias? Esta é uma pergunta a se percorrer neste encontro, que parte da experiência inventariante da jornalista Gabriela Romeu pelo Brasil profundo, onde vem há tempos incursionando para compor diversas narrativas das infâncias do país, sobre o cotidiano, o imaginário e o brincar de meninas e meninos, disseminadas em variados suportes livros, documentários e instalações.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

24/10 Palestra com Roque Antônio Soares Junior Roquinho
Horário: 9h às 11h
Tema: Cantigas de roda e verso
Acervo de brincadeiras cantadas do Vale do Jequitinhonha (cantigas de roda e verso, cantigas de ir ao centro, cantigas e fórmulas de escolha, batuquinhos, cantigas de ninar). Terra natal do brincante e palestrante, onde o mesmo atuou por longos anos em parceria com ONGs, associações comunitárias etc.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

24/10 Palestra com Roque Antônio Soares Junior Roquinho
Horário: 14h às 16h
Tema: Cultura da infância princípios e práticas associadas
Relato, exibição de imagens e reflexões acerca de experiências em comunidades urbanas e rurais, elaboradas a partir da observação da cultura da infância. Brinquedos e brincadeiras relacionados às comunidades citadas.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

24/10 Palestra com a Secretaria Municipal de Educação
Horário: 19h às 21h
Tema: Composições Brincantes
Em diálogo com os documentos curriculares da educação infantil da Secretaria Municipal de Campinas, percebemos que as crianças trazem o novo e a imprevisibilidade. Junto com o indescritível, compõem infâncias e novas realidades intensas da potência humana de autoria e criação, que seria infinita, se a cultura ensinasse a persistir através das sagas brincantes, independentemente da idade cronológica que nos atribuem. Nos tempos-espaços entre cronos e aion, as crianças pequenas e grandes brincam compondo experiências suscitadoras de novos mundos: corpos infantis saltitam entre brincadeiras que os renovam, tornando-as uma obra de arte.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

26/10 Palestra com Renata Meirelles
Horário: 14h às 16h
Tema: Um caminho de observação do brincar
A partir da exibição do curta metragem "Miradas", de direção de Renata Meirelles e Sandra Eckschmidt, iremos dialogar sobre caminhos para lapidarmos o olhar e conseguirmos enxergar expressões genuínas do brincar, que são diversas e singulares ao mesmo tempo. Um espaço para refletir sobre o potencial criador da criança, portanto, do humano.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

27/10 Quintal Casarão
Horário: 15h às 17h
Confecção de brinquedos tradicionais, piquenique, plantio de mudas, exibição de vídeos e apresentação do espetáculo Cabeleira Doida, primeiro solo de Marília Ennes. Para seu processo criativo foram entrevistadas crianças e adolescentes e suas vozes fazem parte da trilha sonora. Além disso, o cenário traz aparelhos de acrobacias aéreas de alto apelo visual, que lembram diferentes tipos de cabelo.
Público: educadores, crianças, famílias e interessados em geral
Vagas: não há necessidade de inscrição.
Trazer contribuição para lanche coletivo.

SERVIÇO

1º Encontro da Casa do Patrimônio sobre a Cultura da Infância Saberes e Fazeres das Brincadeiras, Rodas e Festas
Quando: 22 a 27 de outubro/2019
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Terras do Barão Barão Geraldo). Telefone: 3287.6800
Inscrições pelo e-mail centroculturalcasarao@gmail.com As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Colocar nome e telefone de contato.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON