Aguarde...

Lazer e Cultura

Paróquia de Sousas tem exposição de presépios até janeiro

Peças que representam nascimento de Jesus integram coleção de padre do Sergipe

| ACidadeON Campinas

Presépios em exposição têm inspirações em diversas culturas (Foto: Divulgação)

Presépios de várias partes do mundo e regiões do Brasil estão em exposição na Paróquia SantAna, no distrito de Sousas. As peças são da coleção do padre José Horácio Matos Fraga, da Arquidiocese de Aracaju (SE). Ele foi convidado pelo pároco do distrito, Marco Antonio Amstalden.

Entre os presépios trazidos do Nordeste e expostos em Sousas, estão alguns criados pelo próprio padre Fraga, que conta ter fascínio por esse símbolo do Natal desde criança e, por isso, resolveu ser colecionador.

"O presépio não é um simples adorno, é uma belíssima forma visual de manifestarmos a nossa fé e a nossa oração, durante a espera e a celebração pela chegada do Salvador", diz Fraga.

Para o padre Amstalden, idealizador da exposição, a mostra é uma forma de resgatar o sentido do Natal, que tem se tornado cada vez mais uma data comercial. "Presentear as pessoas, familiares, amigos, é sempre bom. Mas o intuito de celebrar o nascimento de Jesus o Cristo não pode se resumir a isso."

O pároco conta que os presépios geralmente representam o primeiro contato com a atmosfera dos símbolos do Natal. Os cenários foram popularizados por São Francisco de Assis. Na noite de 1223, o santo representou o nascimento de Jesus, criando um cenário com pessoas e animais.

Assim levou sua comunidade de frades e fiéis a celebrar com fervor e devoção aquele fato histórico e também de fé. "Os presépios, nas suas mais variadas formas de criação, sempre chamaram a atenção, principalmente das crianças para a forma como nasceu o filho de Deus", diz Amstalden.

Para o padre, a mostra de presépios é uma forma de educar e evangelizar os fiéis e também os apreciadores da arte para o Natal.

SERVIÇO

Os presépios ficam expostos até o dia 5 de janeiro, na casa paroquial, das 10h às 20h nos dias de semana e nos finais de semana nos horários das missas.

Além da exposição dos presépios, a paróquia tem uma programação especial de Natal com a apresentação de vários corais. No próximo domingo (8), às 11h, será a vez do Coro da Basílica do Carmo de Campinas se apresentar na igreja de Sousas.

No dia 15, às 11h, a apresentação será dos Meninos Cantores de Campinas, e às 19h30 do Coro Collegium Vocale. A programação termina no dia 22, às 18h30, com o Schola Cantorum Immaculatae, coro masculino do seminário da Arquidiocese de Campinas.

Mais informações pelo telefone (19) 3258-2263, na paróquia de SantAnna. 


Mais do ACidade ON